O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA), tem a satisfação de disponibilizar ao público a atualização deste Repertório Virtual Marcos das lutas e das conquistas do combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT). LEIA MAIS… 

 

Marco de lutas dos movimentos sociais, sociedade civil e resistência no combate ao racismo

Preloader

 

A construção do Partido dos Trabalhadores é obra de milhares de homens e mulheres, de todos os cantos do país, com atuação nos movimentos sindicais e populares que se reorganizaram principalmente a partir de meados dos anos 1970, travando lutas específicas por direitos e cidadania, juntamente com os movimentos de resistência à ditadura militar.

Em meio a esse processo, a decisão de organizar um partido político dos trabalhadores e das trabalhadoras foi ganhando corpo e, a partir de 1978, capitaneadas pelos metalúrgicos do ABC paulista, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, envolveram dirigentes, trabalhadores e trabalhadoras de outras categorias profissionais, movimentos sociais e militantes oriundos da esquerda clandestina.

Em 1978, é criado também o Movimento Negro Unificado (MNU), em resposta a atos de discriminação racial de quatro garotos do time infantil de voleibol do clube Regatas Tietê, e à prisão, tortura e morte de Robson Silveira da Luz, trabalhador e pai de família, preso por acusação de roubo de frutas na feira, na cidade de São Paulo. Parcela importante dessa militância do MNU terá papel decisivo na construção do PT.

Os militantes vindos do movimento negro atuarão no PT, e, nos primórdios serão responsáveis pela criação da comissão de negros e negras do partido. A primeira direção nacional, eleita em 1981, elegerá Lélia Gonzalez entre seus membros.

Essa organização, interna ao PT, que se inicia como uma comissão de negros e negras em 1980, evolui ao longo da trajetória do partido à condição de setorial, ainda institucionalmente bem informal e, a partir de 1995, por deliberação do X Encontro Nacional, conquista o status de Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR).

O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR), e o apoio da Iberarquivos está organizando esse importante acervo. Como parte do projeto contemplado na convocatória convocatória XXIV de apoios a projetos arquivísticos do Programa Adai – Iberarquivos, por meio do projeto nº2022/007, foram tratadas 52 caixas de documentação referentes à SNCR.

Temos sob custódia 3,5 metros lineares de acervos, sendo 0,5 de documentos textuais, cartazes e fotografias do grupo Ação Setorial de Combate ao Racismo, pré-identificados e 3,0 metros lineares de documentos textuais do Grupo Ação Setorial de Movimentos Populares que abrigou o setorial de combate ao racismo, hoje Secretaria Nacional de Combate ao Racismo. O apoio da Iberarquivos foi fundamental na ampliação dos documentos digitalizados. Atualmente temos 650 itens disponíveis para consulta, disponíveis em nossa base de dados, totalizando aproximadamente 3.000 páginas.

Abaixo apresentamos uma pequena amostra dessa documentação por meio de fotografias, cartazes, e documentos digitalizados que mostram a variedade e riqueza do acervo físico da SNCR sob nossa guarda.

 

Fotografias e cartazes

Disponibilizamos uma seleção do acervo Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política. São cartazes e fotografias que estão disponíveis online em nossa base de dados. As imagens são representativas não só da atuação política do PT e da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, como de movimentos sociais, organização da sociedade civil, sindicatos, ações governamentais e outras iniciativas referentes ao movimento negro e combate ao racismo.

É proibida a reprodução sem autorização prévia do CSBH e fotógrafo. Todas as imagens estão em baixa resolução, com marca d’água, e informação sobre contexto e crédito nas legendas. Estão dispostas por ordem cronológica, iniciando por data desconhecida, seguida pelos anos 1980, 1990 e anos 2000. As informações entre colchetes [ ] são uma hipótese de data ou local que foi sugerida por meio de pesquisa realizada pela equipe CSBH. Acesse aqui nossa base de dados para consultar estes e outros documentos disponíveis online.

 

 

 

O combate ao racismo nos jornais do Partido dos Trabalhadores

 

O combate ao racismo nos Programas de Governo e Resoluções de Encontros e Congressos do Partido dos Trabalhadores

Disponibilizamos neste repertório virtual uma cronologia das resoluções de Encontros e Congressos e Programas de Governo do Partido dos Trabalhadores que apontam diretrizes e deliberações políticas na agenda do combate ao racismo. Todos os documentos estão disponíveis em nosso em nossa base de dados.

Preloader

 

Projeto de digitalização realizado pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, nº2022/007, contemplado na XXIV convocatória de apoios a projetos arquivísticos do Programa Adai – Iberarchivos.

 

 

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, a partir do apoio da Iberarquivos, realizou a digitalização de 664 documentos, aproximadamente 3500 páginas, do acervo da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores.

A etapa de digitalização estava prevista no projeto que foi contemplado na XXIV convocatória do Programa Adai – Iberarquivos, bem como a ordenação, classificação e informatização do acervo. Esses documentos são uma amostra pequena do que temos presente em nosso acervo físico. Atualmente, temos 27 caixas-arquivo que totalizam aproximadamente treze mil páginas de documentação da SNCR. 

Acesse o Sistema Integrado de Acervos para consultar a documentação disponível online. Consulte a equipe do CSBH para dúvidas e pedidos.

Abaixo, apenas trazemos em caráter expositivo uma pequena mostra de documentos digitalizados que integram este rico acervo digitalizado. Separamos em categorias de atuação e produção nacional, estaduais, e documentos referentes aos movimentos sociais e que integram o acervo da SNCR.

No âmbito nacional a seleção de documentos traz as resoluções dos Encontros Nacionais de Negros e Negras do PT, no 1º ao 9º encontro, documentos quem remontam ao início da década de 1980, quando se formou a primeira Comissão de Negros do PT. Traz também textos preparatórios pra Encontros Nacionais do PT, cartilhas, jornais e boletins, demonstrando a variedade de documentos presente em nosso acervo.

No âmbito de atuação política estadual disponibilizamos boletins, jornais, encontros estaduais e outros eventos organizados pelas Secretarias Estaduais. O Centro Sérgio Buarque de Holanda possui o projeto “Memória da militância” para receber acervos e doações da militância dos estados. Contribua conosco e colabore na construção da história do Partido dos Trabalhadores.

Nas “Ações do movimento negro e sociedade civil organizados” trazemos documentos diversos, panfletos, livretos, cartazes e programações de encontros nacionais disponíveis em nosso acervo. Estão inseridos nessa categoria documentos em que a Secretaria Nacional atua como parceira dos movimentos e organizações. Optamos por inseri-los neste conjunto de maneira a demonstrar a variedade de entidades e documentos que temos no acervo da SNCR, localizados no Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da Fundação Perseu Abramo. Todos os documentos estão disponíveis pra consulta em nosso acervo físico. Clique e acesse:

 

 

Marcos da luta de combate ao racismo no PT e o nascimento da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

Preloader

Ações atuais da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

 

Disponibilizamos ao público uma seleção de entrevistas com militantes históricos da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores. O projeto de história oral integrou o “Marcos das lutas e das conquistas de combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil na construção do Partido dos Trabalhadores, nas memórias de seus integrantes e no acervo da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR)”, contemplado na XXIV convocatória do Programa Adai – Iberarquivos, executado pelo CSBH. LEIA MAIS

 

 

A cronologia das ações afirmativas, conquistas e políticas públicas do movimento negro no combate ao racismo está em permanente construção. Para contarmos essa história fizemos uma consulta na bibliografia de referência, no Banco de Políticas Públicas e no Sistema Integrado de Acervos (SIAC) que está sendo produzido pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da Fundação Perseu Abramo, por meio de pesquisa constante. Também foram consultadas ações legislativas por parte dos deputados, deputadas, senadores e senadoras do Partido dos Trabalhadores na Câmara e Senado Federal. Fizemos uma pesquisa de todos os projetos, requerimentos de informações, preposições que foram propostas por meio dos parlamentares do PT. Também pesquisamos as recentes políticas públicas que foram implementadas no âmbito do Governo Executivo. Regularmente iremos alimentar com outras informações de ações e políticas públicas estaduais e municipais.

Preloader

 

O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem a custódia do acervo do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Nesse repertório virtual fizemos o esforço de mostrar uma pequena parte da documentação presente em nosso acervo físico da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo. Contribua para a Campanha Memória da Militância, digitalize e envie para nós documentos, fotos ou audiovisuais, ou conte-nos sua história de militância. Clique aqui para fazer a sua doação!
Clique aqui para acessar nossa documentação disponível online em nossa base de dados.

 

`