O PT nasceu numa época de grandes transformações no cenário internacional e, nesses 42 anos, mantém relações com partidos, forças políticas progressistas e governos de todos os continentes.

Na América Latina, nos anos 80, as relações internacionais do PT estiveram vinculadas ao trabalho de solidariedade e denúncia de desrespeito aos direitos humanos. Em 1990, junto com partidos e movimentos de diversas tradições da esquerda latino-americana, o PT fundou o Foro de São Paulo.

Na Europa, a excelente votação de Lula para Presidência em 1989 iniciou uma fase de relações com partidos e governos. O PT desenvolveu vínculos com todos os partidos das diferentes vertentes da esquerda europeia. Na África, o PT mantém relações históricas com o Congresso Nacional Africano (África do Sul), organizações partidárias de Angola e Moçambique, e outras expressões políticas. Na Ásia, a retomada das relações com o PC chinês foi um passo importante para ampliar a inserção no continente. No Oriente Médio, o PT se empenha em ampliar vínculos com partidos e movimentos que lutam pela paz em Israel e nos países árabes.

O objetivo das relações internacionais do PT é compartilhar princípios e interesses em benefício da paz, da integração regional, do multilateralismo, da solidariedade e do desenvolvimento com justiça social.

Solidariedade internacional contra o golpe de 2016 *
Solidariedade internacional pela libertação de Lula *

*Mapas interativos criados por Debora Baldin (SRI-DN/PT)

`