História Oral – PT 40 anos

O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) desenvolve projetos de história oral com o objetivo de diversificar o acervo de documentos sobre a história do PT, contribuindo com a formação da militância e as pesquisas no campo da história e das ciências sociais, principalmente.

Em 2019, foi iniciado projeto a título de comemoração dos 40 anos do PT. Constituímos um conjunto de registros audiovisuais, com base na metodologia de história oral, de lideranças do PT que fizeram parte de toda esta trajetória, e cujos olhares podem contribuir com novos elementos para pesquisas e também para o fortalecimento da identidade partidária, análise e reflexão sobre a trajetória da organização. Optou-se, neste projeto, por realizar entrevistas de história oral temática. Diferentemente da abordagem “história de vida”, a história oral temática foca na experiência do indivíduo sob um determinado aspecto, o que norteia o roteiro da entrevista. Claro está que, como registro de história oral, o importante é captar a apreensão dos atores com relação à uma experiência histórica específica, no caso, a construção do maior partido de esquerda da atualidade no Brasil. O projeto foi realizado em parceria com os historiadores Jean Rodrigues Sales e Alexandre Fortes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Para compor este conjunto de registros, foram selecionados os integrantes das cinco primeiras Comissões Executivas Nacionais (CEN) do PT, que seguiram participando das quatro décadas do partido, vivenciando, atuando e interferindo nas transformações que ocorreram desde a sua organização inicial até o presente. Adicionalmente, no caso das mulheres, o recorte foi ampliado até a 10ª CEN, refletindo um pouco mais sobre a questão de gênero no Partido. O projeto previa entrevistas presenciais e foi adaptado ao contexto de cuidados sanitários em razão da pandemia, por isso as entrevistas passaram a ser gravadas por meio da ferramenta Zoom, garantindo a segurança de todos os participantes.

Os entrevistados foram:
Aloizio Mercadante
Antonio José C. B. Medeiros
Arlete Sampaio
Avelino Ganzer
Benedita da Silva
Cida Diogo
Clara Ant
Conceição Nascimento
Djalma de Sousa Bom
Eduardo Suplicy
Erika Kokay
Geraldo Magela Pereira
Gilberto Carvalho
Gumercindo Milhomem
Hamilton Pereira
Iara Bernardi
Ideli Salvatti
Joaquim Soriano
Joana D’Arc
Jorge Bittar
José Dirceu
José Genoino
Luci Choinacki
Luiz Dulci
Luiz Eduardo Greenhalgh
Maria do Rosário Caiafa
Maria Eunice Wolf
Maria Luiza da Costa
Markus Sokol
Marlene da Rocha
Marlise Fernandes
Neide Aparecida da Silva
Olívio Dutra
Perly Cipriano
Raul Pont
Rubens Gomide
Sônia Hypólito
Telma de Souza
Valdi Camarcio
Virgílio Guimarães
Wladimir Pomar

Disponibilizamos aqui as entrevistas completas:

Entrevista de Aloizio Mercadante Oliva, gravada em 05/05/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Antonio José C. B. Medeiros, gravada em 31/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Arlete Avelar Sampaio, gravada em 11/02/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Avelino Ganzer, gravada em 10/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Benedita da Silva, gravada em 17/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Clara Ant, gravada em 08/11/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Conceição de Maria Nascimento Sousa (Conceição Nascimento)​, gravada em 02/02/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Djalma de Sousa Bom, gravada em 06/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Eduardo Suplicy, gravada em 27/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Erika Jucá Kokay, gravada em 23/02/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Geraldo Magela Pereira, gravada em 25/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Gilberto Carvalho, gravada em 04/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Gumercindo Milhomem, gravada em 29/11/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Hamilton Pereira, gravada em 27/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Iara Bernardi, gravada em 08/11/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Ideli Salvatti, gravada em 05/12/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Joana D’Arc Carvalho Guimarães (Joana D’Arc)​, gravada em 06/05/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Joaquim Soriano, gravada em 24/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Jorge Bittar, gravada em 17/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de José Dirceu de Oliveira e Silva (José Dirceu), gravada nos dias 03/03/2021 e 26/05/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de José Genoino, gravada em 11/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Luci Teresinha Koswoski Choinacki (Luci Choinacki), gravada em 13/05/2021​, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Luiz Eduardo Greenhalgh, gravada em 20/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Maria Aparecida Diogo Braga (Cida Diogo), gravada em 19/01/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Maria do Rosário Caiafa, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Maria Eunice Dias Wolf, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Maria Luiza da Costa, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Marlene da Rocha, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.

Entrevista de Marlise Maria Fernandes, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Markus Sokol, gravada em 20/09/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Neide Aparecida da Silva, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Olívio de Oliveira Dutra, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Perly Cipriano, gravada em 11/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.

Entrevista de Raul Jorge Anglada Pont (Raul Pont), gravada em 09/12/2020, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Rubens Otoni Gomide​, gravada em 04/02/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Sônia Hypólito Lichtsztejn, gravada em 11/03/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Telma de Souza, gravada em 06/12/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Valdi Camarcio Bezerra, gravada em 14/04/2021, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.


Entrevista de Wladimir Pomar, gravada em 10/10/2019, como parte do projeto “História Oral – PT 40 anos” da Fundação Perseu Abramo, que reúne 41 depoimentos de integrantes das primeiras Comissões Executivas Nacionais do PT.

`