História Oral – PT 40 anos

 

O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) desenvolve projetos de história oral com o objetivo de diversificar o acervo de documentos sobre a história do PT, contribuindo com a formação da militância e as pesquisas no campo da história e das ciências sociais, principalmente.

Em 2019, foi iniciado projeto a título de comemoração dos 40 anos do PT. Estamos constituindo um conjunto de registros audiovisuais, com base na metodologia de história oral, de lideranças do PT que fizeram parte de toda esta trajetória, e cujos olhares podem contribuir com novos elementos para pesquisas e também para o fortalecimento da identidade partidária, análise e reflexão sobre a trajetória da organização. Optou-se neste projeto por realizar entrevistas de história oral temática. Diferentemente da abordagem “história de vida”, a história oral temática foca na experiência do indivíduo sob um determinado aspecto, o que norteia o roteiro da entrevista. Claro está que, como registro de história oral, o importante é captar a apreensão dos atores com relação à uma experiência histórica específica, no caso, a construção do maior partido de esquerda da atualidade no Brasil. O projeto foi realizado em parceria com os historiadores Jean Rodrigues Sales e Alexandre Fortes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Para iniciar este conjunto de registros, foram selecionados os integrantes das cinco primeiras Comissões Executivas Nacionais (CEN) do PT, que seguiram participando das quatro décadas do partido, vivenciando, atuando e interferindo nas transformações que ocorreram desde a sua organização inicial, até o presente. Adicionalmente, no caso das mulheres o recorte foi ampliado até a 10ª CEN, refletindo um pouco mais sobre a questão de gênero. O projeto não está finalizado, mas foi interrompido em razão da pandemia atual e será retomado assim que possível.

Disponibilizamos aqui as entrevistas realizadas em 2019: