• O Escritor Martin Amis morre aos 73 anos

    O Escritor Martin Amis morre aos 73 anos

    O Reino Unido perde o autor de “Grana” que ajudou a definir a cena literária inglesa dos anos 1980 e 1990. Ele morreu de câncer de esôfago. Um de seus romances, “Zona de Interesse”, ganhou…


  • A rainha brilha no céu

    A rainha brilha no céu

    Morre, aos 83 anos, a cantora norte-americana Tina Turner, a lenda do rock. Sua estrela começou a brilhar ainda nos anos 1960, ao lado de um parceiro terrível, mas ela se reinventou e forjou uma…


  • A semana na história – 29 Maio a 4 de Junho

    A semana na história – 29 Maio a 4 de Junho

    1º de junho de 1933 – Getúlio regula a agroindústria O governo Getúlio Vargas publica decreto criando o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). A nova autarquia será o agente regulador do setor sucroalcooleiro…


  • Racismo é subproduto do fascismo 

    Racismo é subproduto do fascismo 

    O lamentável e criminoso racismo do qual foi vítima o atleta brasileiro Vinicius Júnior, na Espanha, descortina o preconceito e a xenofobia que caminharam historicamente de braços dados com o nazifascismo.  Não à toa o…

O cerco ao golpistas

Enfim, Congresso dá início à CPI dos Ataques à Democracia, que vai investigar os responsáveis e financiadores da tentativa de golpe em janeiro. E a PF apura o envolvimento direto do deputado bolsonarista que pediu a abertura da investigação Os golpistas estão em pânico. Enfim, cinco meses depois dos ataques às sedes dos poderes da…

Centrão tenta esvaziar MMA

Plano para diluir drasticamente os poderes dos órgãos que tratam da agenda ambiental e indígena seria um duro golpe para Lula. O presidente reage e afirma que vai trabalhar para manter ministérios dos povos indígenas e do meio ambiente a salvo Ativistas brasileiros expressaram indignação depois que o Congresso decidiu diluir drasticamente os poderes dos…

Novo regime fiscal avança

Por 372 votos a 108, deputados aprovam o texto-base da proposta, numa vitória do governo. Haddad e Padilha comemoram. “Câmara demonstra compromisso em ajudar Lula a reconstruir o Brasil”, avalia o líder José Guimarães (PT-CE) O governo Lula obteve a sua mais significativa vitória política no Legislativo com a aprovação do texto-base do novo Regime…

  • Lasso dissolve Congresso

    Lasso dissolve Congresso

    Para escapar do impeachment, o presidente do Equador dissolveu a Assembleia Nacional e decidiu antecipar as eleições gerais. Situação no país é de instabilidade grave. Ele tenta recuperar popularidade e coloca em pauta uma reforma…

  • Lula reaproxima Brasil do G7

    Lula reaproxima Brasil do G7

    No Japão, presidente participa do encontro dos sete países mais ricos do mundo e promove reuniões bilaterais. Zelensky pediu audiência com o mandatário brasileiro para tratar da guerra O presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

Leia também

A semana na história – 29 Maio a 4 de Junho

1º de junho de 1933 – Getúlio regula a agroindústria O governo Getúlio Vargas publica decreto criando o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). A nova autarquia será o agente regulador do setor sucroalcooleiro nacional, definindo e monitorando cotas de produção de açúcar e álcool por usina. Assim como o decreto de fevereiro de…

A gafe do ucraniano

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, cometeu uma gafe diplomática ao debochar do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. No domingo, 21, em uma entrevista coletiva, ele foi questionado se estava desapontado por não ter encontrado Lula. Em tom irônico, o líder ucraniano afirmou que na…

Lula cobra dos países ricos

Na reunião do G7, no Japão, o presidente defende cessar-fogo na Ucrânia e reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “A ONU de 1945 já não existe mais”, criticou Único presidente brasileiro a participar de uma reunião do G7, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, durante sua visita ao Japão, no último final de…

Turismo e cultura são aliados do bem comum

Repasse de parte da receita do Sesc e Senac à Embratur é amparo mútuo e não deve nos transformar em inimigos Eu tenho profundo respeito pelo trabalho do Sesc e Senac. Por isso, jamais apoiaria qualquer proposta que afetasse as ações das entidades. O debate em torno da proposta de destinar 5% da arrecadação das…