O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da Fundação Perseu Abramo tem sob sua guarda registros de uma das experiências mais importantes da classe trabalhadora na história recente do Brasil. O CSBH é responsável pelo tratamento do arquivo histórico do Diretório Nacional do PT, bem como pelo fomento à pesquisa e à reflexão sobre a história do partido, da esquerda e da classe trabalhadora, atuando em diversas frentes de trabalho.

O acervo é composto de documentação que permite conhecer passagens importantes da reorganização da esquerda brasileira contemporânea, especialmente a história de luta pela conquista e manutenção da nossa democracia após o fim do regime militar. Traz elementos para entender a relação dos trabalhadores e das trabalhadoras com a política e com o sistema político nacional, e permite aos pesquisadores analisar a história do Partido dos Trabalhadores (PT) com base em evidências produzidas na realidade dos processos históricos. Num momento em que o debate democrático é substituído por polarizações baseadas em preconceitos e mentiras, o compromisso com a busca da verdade é o compromisso com a democracia e com o futuro do país. E é este o compromisso que a FPA assume por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda.

Temos trabalhado para ampliar e disponibilizar o acervo, e também diversificar esta documentação. Por isso, está em construção um acervo de entrevistas com base na metodologia da história oral, que recolhe depoimentos de militantes e lideranças que contribuíram para a trajetória do Partido. A reunião destas memórias oferece novos pontos de vista e matizes sobre esta história, complementando e enriquecendo nosso acervo. Atualmente temos dois importantes projetos concluídos, realizados com lideranças do Partido dos Trabalhadores, investigando diferentes objetos. PT 40 anos e Histórias de lutas e construção da ação setorial de combate ao racismo no PT.

Além do tratamento documental, o CSBH produz conteúdos para difusão da memória e do conhecimento, tais como exposições, aulas públicas, seminários, ciclos de debates, seminários, entre outros, todos disponíveis para consulta em nosso site. Organizar, produzir e difundir conteúdos centra-se no eixo de trabalho que busca colaborar com o debate político contemporâneo. Soma-se no esforço do setor em produzir conteúdo e dialogar com diversos públicos, de maneira que possamos contribuir com a formação da militância, simpatizantes e interessados na história do Partido dos Trabalhadores e também na história política contemporânea.

O CSBH conta, ainda, com uma linha de publicações que objetiva contribuir com a difusão e circulação de conhecimento sobre a história das lutas da classe trabalhadora. Por meio das publicações elaboradas pelo Centro, colaboramos com a criação de um espaço de circulação de conhecimento democrático, com posicionamento de esquerda, e politizado.

Destaca-se a revista de história e ciências sociais, Perseu: História, Memória e Política, com 17 anos de existência. Uma das características singulares que diferencia a Perseu de outros periódicos de difusão da produção historiográfica acadêmica é que, por se constituir no interior da Fundação Perseu Abramo, temos a oportunidade de acolher estudos que conciliem, aberta e democraticamente, o rigor necessário à produção de conhecimento com o engajamento e posicionamento político.

Além da revista, editamos também os Cadernos Perseu, coleção que busca divulgar obras que constituem documentos históricos relevantes para a memória e história da esquerda, atualmente composto por quatro volumes, todos disponíveis online.

Outra coleção de fôlego é a História do Povo Brasileiro, atualmente composta por vinte títulos. Visa publicar as contribuições historiográficas recentes, a partir de novos olhares e objetos, com temáticas que buscam discutir o país e nossa história à luz de temas políticos candentes. Esses temas, que abarcam a diversidade dos movimentos e organizações sociais, rebeliões, resistência, etc, colaboram para conhecermos nossa própria história a partir do ponto de vista da luta da classe trabalhadora. Estamos trabalhando para disponibilizar a maior parte destas obras online com acesso gratuito para todos. 

Temos ainda um Calendário Rememorativo feito pela nossa equipe, conta com aproximadamente 600 entradas de eventos históricos relacionados à luta de trabalhadores, indígenas, mulheres, negros, LGBTQIA+, entre outros, além de referências de lideranças e intelectuais do campo político de esquerda. Com base nas efemérides do Calendário, veiculamos estes acontecimentos históricos em nossos meios de comunicação. Confira a página da FPA no Instagram e acompanhe nossos #tbt’s.

Conservar e difundir a memória e a história do Partido dos Trabalhadores, localizando-o num contexto mais amplo de luta da classe trabalhadora, é a tarefa a partir da qual se orientam todas as ações do Centro de Memória e Documentação Política da Fundação Perseu Abramo. A disputa pela narrativa, pela interpretação e atribuição de sentidos às ações dos homens e mulheres no tempo, é parte da disputa política do presente. É desta forma que o CSBH visa contribuir para os grandes desafios que o Partido tem adiante!

Diretora: Elen Coutinho

Coordenadora: Vanessa Nadotti

Arquivista: Sarkis Alves

Colaboradores: Bruno de Oliveira Santos, Guido Alvarenga, Irani Dias Menezes, Juliana Tomoe Sakai, Rafael Vieira Valente, Suzi Alves

Estagiárias e estagiários: Laura Finesso Chalegre e Luís Henrique Toledo Nunes

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Paulo Okamotto

Vice-presidente: Brenno César Gomes de Almeida

Diretoras: Elen Coutinho, Naiara Raiol e Mônica Valente

Diretores: Alberto Cantalice, Alexandre Macedo de Oliveira, Carlos Henrique Árabe, Jorge Bittar e Valter Pomar.

`