O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, no contexto das intensas mobilizações sociais pela redemocratização que marcaram a história política e social brasileira, a partir da segunda metade da década de 1970. O PT foi construído por homens, mulheres, LGBTQIA+, negros e indígenas, estudantes, metalúrgicos, petroleiros, bancários, seringueiros, pescadores, professores, artistas, jornalistas, funcionários públicos, trabalhadores rurais, agricultores, donas-de-casa, intelectuais, militantes de esquerda, religiosos e outros, de todas as idades e regiões do país que lutavam por melhores condições de vida, salário, trabalho, educação, moradia, transportes, saúde, e por bandeiras políticas pela democracia e o retorno ao Estado de Direito ceifado pela ditadura militar.

Após 43 anos de militância e atuação política, o PT é o maior partido de esquerda da América Latina, com mais de um milhão e seiscentos mil filiados. É resultado da história de mobilização e organização das lutas pela emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras, do enfrentamento que faz das imensas desigualdades sociais brasileiras e por direitos universais e cidadania, na construção de um projeto de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambientalmente sustentável.

São documentos dessa rica experiência política brasileira e sua diversidade de agentes, projetos, ideias, que hoje abrigamos no Centro de Memória da Fundação Perseu Abramo. Um de nossos compromissos é permitir que a gama de projetos idealizados e realizados pela diversidade partidária compõe o Partido, bem como de sua atuação como governo, e nos diversos contextos históricos que este atravessou, contribua para o enriquecimento do debate democrático dentro e fora do Partido. Essa história está registrada em documentos textuais, iconográficos, audiovisuais, e tridimensionais presentes em nosso acervo. Destacamos o projeto Memórias de Militância, que reúne depoimentos de companheiras e companheiros petistas sobre a trajetória militante no PT.

O acervo arquivístico do CSBH está disponível para consulta de pesquisadores, militantes e simpatizantes do PT e demais interessados no SIAC – Sistema Integrado de Acervos, onde estão cerca de 60 mil itens disponíveis para consulta. 

Em nosso acervo físico abrigamos praticamente todo o acervo do Diretório Nacional do PT produzido anteriormente a 1989 até 2006, e estamos avançando na reconstituição dos acervos até os dias atuais. A equipe está trabalhando para produzir o Guia do Acervo atualizado, após remodelaçẽs e adequações do acervo.

Traduzido em números, o acervo sob guarda do CSBH reúne cerca de:

  • 300 metros lineares de documentação textual (equivalente a aproximadamente 2.500 caixas-arquivo);
  • 72.320 documentos iconográficos: 580 adesivos, 27.680 fotografias, 26.820 negativos, 12.270 fotogramas de contato fotográfico, 2.340 cartazes, 2.620 diapositivos e 02 fotolitos;
  • 3.725 documentos audiovisuais: sendo 2.800 fitas VHS, 420 fitas Betacam, 35 fitas U-matic, 10 rolos de filme, 405 DVDs e 45 MiniDv;
  • 2.000 itens de acervo bibliográfico, como livros, revistas e boletins;
  • 1.940 documentos sonoros: 1.730 fitas cassetes, 200 CDs, 01 rolo de fita e 04 discos de vinil;
  • 1.320 documentos tridimensionais: 900 broches, 17 bonés, 240 camisetas, 75 bandeiras/faixas, 25 sacolas/bolsas, 20 chaveiros, 07 canetas, 04 brindes, 02 porta retratos, 02 troféus, 07 quadros, 03 medalhas, 16 placas condecorativas, 01 garrafa e 02 porta bilhete único;
  • 400 documentos micrográficos;
  • 300 documentos eletrônicos: composto por 105 CDs, 12 DVDs e 182 disquetes. 

No esforço da informatização e difusão dos Acervos do Partido dos Trabalhadores, o CSBH publica periodicamente os Repertórios Virtuais. Esse projeto tem como objetivos organizar e difundir a memória documental das Secretarias e Setoriais do PT, instâncias do partido que integram nosso acervo, e que são representativas de diferentes movimentos sociais brasileiros. 

Os repertórios constituem-se num importante instrumento de pesquisa destinado a pesquisadores e pesquisadoras, acadêmicos ou não, e ao público em geral, que desejam conhecer a memória e história do Partido dos Trabalhadores, por meio de sua organização e luta. Apresentamos por meio de textos, cronologias, imagens e audiovisuais, um roteiro dos debates estabelecidos sobre a temática específica de cada um, por meio de vasta pesquisa externa e da organização interna do acervo.

`