Sobre o Acervo Social

O site Acervo Social foi criado para reunir as publicações produzidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no período de 2004 a 2016.

Com o golpe, em 2016, os programas desenvolvidos nos governos petistas de Lula e Dilma estão sendo desmontados, incluindo aí a organização dos estudos e projetos. Isso torna o Acervo Social  um importante espaço de preservação da memória e do registro institucional produzido pelas gestões petistas no governo federal.

Esses registros são valiosos porque mostram o conhecimento acumulado por pessoas dos quadros técnicos e políticos nas gestões que primaram por um desenvolvimento inclusivo no país, que experimentaram e executaram programas e políticas públicas numa escala inédita no Brasil. E mostram ainda os resultados na melhoria das condições de vida de milhões de pessoas pobres e vulneráveis.

Todos os livros, cartilhas, folders, revistas e imagens aqui disponibilizados são de domínio público, e estão em formato “PDF”

A idealização e organização do acervo para publicação é de Monica Rodrigues, socióloga, que esteve à frente do desenvolvimento de várias das linhas editoriais deste Acervo quando trabalhou no MDS nas áreas de avaliação e de comunicação.

Confira as categorias: