Apresentação

Sérgio Buarque de Holanda assinando a ata de fundação do Partido dos Trabalhadores em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion, em São Paulo/SP. Acervo CSBH/FPA. Crédito: Nair Benedicto

dadas

A Fundação Perseu Abramo (FPA) celebra os 120 anos do nascimento de Sérgio Buarque de Holanda [11/07/1902], referência teórica e política fundamental para o Partido dos Trabalhadores (PT), desde o período anterior à sua fundação, nas lutas pela redemocratização do país. Inaugura, nesta data, o primeiro repertório virtual do Projeto Memória da Fundação Perseu Abramo, onde Sérgio Buarque de Holanda figura entre os estudiosos debatidos e publicados, cuja obra representa o Pensamento Crítico Brasileiro.

Fundador da Esquerda Democrática, em 1946, Sérgio Buarque de Holanda esteve também presente no Colégio Sion em 10 de fevereiro de 1980, ao lado de Lula, Olívio Dutra, Manoel da Conceição, Apolônio de Carvalho e de tantos outros que vieram dos quatro cantos do país para fundar o PT. Foi um dos primeiros signatários do Manifesto de Fundação do PT, mas teve pouco tempo para acompanhar de perto sua construção: já adoecido, veio a falecer em fevereiro de 1982. Leia mais…

Sérgio Buarque de Holanda e o Partido dos Trabalhadores

Sérgio Buarque de Holanda no ato de lançamento do Partido dos Trabalhadores em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion, em São Paulo/SP. Ao seu lado, Lélia Abramo e Mario Pedrosa. Acervo CSBH/FPA. Crédito: Juca Martins.

Sérgio Buarque de Holanda petista

Luiz Dulci*

*Artigo publicado originalmente no livro “Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil, organizado por Antonio Candido e publicado pela Fundação Perseu Abramo em 2018. Consulte abaixo a capa do livro e outros autores que escreveram para a obra.

Por que Sérgio Buarque de Holanda, aos 78 anos e já doente, fez questão de participar diretamente da fundação de um novo partido político — e de um partido com as características do PT? Que sentido ele via nessa iniciativa? Que sentido político para o país, e que sentido pessoal, existencial?

Infelizmente, Sérgio não deixou nenhum depoimento formal acerca de sua opção pelo PT. Ao que sabemos, não publicou qualquer artigo nem deu entrevistas sobre o tema. Parece que tampouco foram encontradas em seus arquivos anotações relativas ao PT.

E, no entanto, ele estava lá. Estava lá, no Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980, naquela inesquecível assembleia de líderes operários… Leia mais…


Sérgio Buarque de Holanda e a Fundação Perseu Abramo

 

Duas Instituições indispensáveis para qualificar a ação do Partido dos Trabalhadores

Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra), ex-Presidente da Fundação Perseu Abramo.

A imagem de Sérgio Buarque de Holanda assinando a ata de Fundação do Partido dos Trabalhadores no 10 de fevereiro de 1980, fotografado por Nair Benedito, talvez fosse suficiente para entendermos porque o Centro de Memória e História do Partido escolheu seu nome para identificar-se diante da sociedade brasileira e das forças comprometidas com sua transformação democrática.

A participação militante de protagonistas de grande envergadura, menciono o professor Antonio Cândido e o companheiro Marco Aurélio Garcia, nos primeiros passos da Fundação Perseu Abramo, constituída em 1996, nos ajudam a compreender a perspectiva traçada para construir uma instituição pioneira entre os partidos políticos no país: ancorada na referência histórica das lutas dos trabalhadores para ocupar o espaço que lhes cabe na construção de uma sociedade democrática e socialista no Brasil. E erguer com ela um ambiente de diálogo plural, permanente e autônomo em relação aos partidos instituidores, com o pensamento das esquerdas no Brasil, na América Latina e no mundo. Leia mais…



Clique aqui para acessar o convite do Seminário “Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil”, realizado pela Fundação Perseu Abramo de 26 a 27 de novembro de 1997. A coordenação foi realizada por Antonio Candido, contou com as presenças de Luiz Dulci, Candido Antonio Mendes de Almeida, Maria Odila da Silva Dias, Ilana Blaj, Ronaldo Vainfas, Raimundo Faoro, Antonio Arnoni Prado e Ronaldo Marcos. O evento deu origem ao livro, abaixo, de mesmo nome, lançado em 1998 pela FPA e organizado por Antonio Candido. Veja abaixo as fotos do lançamento do livro.



Livro lançado em 1998, como resultado do Seminário de mesmo nome ocorrido em 1997.


 


Acesse aqui a réplica de Marcos Costa sobre a obra “Para uma nova história -Sérgio Buarque de Holanda”.



Acesse aqui a notícia de lançamento da obra, realizada em São Paulo no dia 18/04/2011, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.



Acesse aqui a notícia de lançamento da obra, realizada em São Paulo no dia 18/04/2011, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.


Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política


Sérgio Buarque de Holanda,

por Antonio Candido

 

Sérgio Buarque de Holanda sempre assumiu atitudes e responsabilidades de natureza política, em sentido estrito e em sentido amplo. Membro fundador, em 1945, da Esquerda Democrática (denominada a partir de 1947 Partido Socialista Brasileiro), desempenhou também, inclusive como presidente, papel importante na liderança da Associação Brasileira de Escritores, fundada em 1942 no Rio de Janeiro para defender os interesses profissionais dos autores, mas também para desenvolver contra a ditadura do Estado Novo atividades culminadas em janeiro de 1945 no 1° Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo, do qual resultou uma declaração de princípios em defesa da democracia. Sérgio participou dele, como participou em 1949 do 2° Congresso Paulista de Escritores, em Jaú, no qual deu redação final à declaração que abria uma fase nova na vida daquele tipo de associações, ao afirmar que, sem prejuízo da eventual participação política como cidadão, o escritor era livre para cultivar a sua vocação, sem injunções ideológicas.  

Durante a ditadura militar, instaurada pelo golpe de 1964, ele não apenas participou ativamente do Centro Brasil Democrático, foco de oposição, como tomou a iniciativa de atos contrários ao regime. Não espanta, portanto, que em 1980 tenha aderido imediatamente ao Partido dos Trabalhadores… Leia mais…

 

 

 

Capa do Primeiro Guia do Acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda/FPA, 2001.
Clique para visualizar na íntegra.

Imagens da inauguração do Centro Sérgio Buarque de Holanda
Setembro de 2001

Lançamento do livro “Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil”, organizado por Antonio Candido, 1998.

Ações atuais da secretaria

Imagens do lançamento do livro Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil, ocorrido em São Paulo/SP, no dia 02 de junho de 1998. Antonio Candido foi o organizador da obra, que possui textos de Antonio Arnoni Prado, Ilana Blaj, Luiz Dulci, Maria Odila Leite da Silva Dias, Ronaldo Vainfas e Raymundo Faoro. Acervo CSBH/FPA. Todos os esforços foram feitos para determinar a origem das fotos. Teremos prazer em creditar as fontes caso se manifestem.

seee

CSBH recomenda:


O Centro Sérgio Buarque de Holanda recomenda a leitura da edição crítica de Raízes do Brasil lançada pela Cia das Letras na ocasião dos 80 anos de lançamento da obra.

 Clique aqui para acessar a página da editora.


Apresentação:


Raízes do Brasil é uma das obras fundadoras do pensamento sobre a sociedade brasileira. No método de análise e estilo da escrita, na sensibilidade para a escolha dos temas e erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos de grande escritor. Esta edição, que comemora os oitenta anos de publicação da obra, traz uma verdadeira arqueologia de sua produção. Por meio de notas e variantes, mostra que, leia mais…


Ficha Técnica


Título original: Raízes do Brasil – edição crítica
Páginas: 544
Formato: 13.90 X 21.60 cm
Peso: 0.73 kg
Acabamento: Livro capa dura
Lançamento: 26/07/2016
ISBN: 9788535927610
Selo: Companhia das Letras

 

 

 

Biografia e bibliografia de Sérgio Buarque de Holanda

1902
1902

Nasce Sérgio Buarque de Holanda

Nasce Sérgio Buarque de Holanda em 11 de julho de 1902, na cidade de São Paulo, filho de Cristóvão Buarque de Hollanda, pernambucano, farmacêutico e professor universitário; e de Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Hollanda,..Leia mais

1920
1920

Publica o primeiro artigo do Correio Paulistano

Aos 18 anos, em 22 de abril de 1920, estimulado por seu professor de história Afonso Taunay, publica seu primeiro artigo no Correio Paulistano intitulado Originalidade Literária, onde critica a ausência de uma literatura nacional..Leia mais

1921
1921

Muda-se com a família para o Rio de Janeiro e matricula-se na Faculdade de Direito.

Sérgio se muda com a família para o Rio de Janeiro e matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

1922
1922

Torna-se representante da revista Klaxon

Torna-se representante da revista Klaxon

Torna-se representante da revista Klaxon, no Rio de Janeiro. Primeira revista modernista, foi publicada em São Paulo, se definia como um mensário e representava o sentimento da Semana de Arte Moderna de 1922. Klaxon, em..Leia mais

1924
1924

Funda a revista Estética

Funda a revista Estética

Funda a revista Estética, ao lado de Prudente de Morais Neto e Graça Aranha. Essa publicação teve apenas três números. 

1925
1925
1927
1927

Muda-se para Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, dirige o jornal O Progresso.

Nesse período, é nomeado promotor substituto na cidade de Muniz Freire, para participar de um júri. Foi sua única experiência profissional na área do direito. 

1929
1929

Muda-se para Alemanha e trabalha como repórter

Como repórter de O Jornal aceita convite de Assis Chateaubriand para ser correspondente dos Diários Associados na Alemanha, onde mora até 1931.          

1929
1929
1931
1931
1931
1931
1935
1935

Publica na revista Espelho parte do conteúdo de Raízes do Brasil

Publica na revista Espelho dois capítulos de um trabalho intitulado Corpo e Alma do Brasil. Esse trabalho, sem grandes modificações integra a 1ª edição do livro Raízes do Brasil, publicado no ano seguinte. 

1936
1936

Primeira edição de Raízes do Brasil

Primeira edição de Raízes do Brasil

Publica a 1ª edição de Raízes do Brasil pela editora José Olympio. Esse livro lançou e integrou a Coleção Documentos Brasileiros, dirigida por Gilberto Freyre.   Segundo leitura de Bernardo Ricúpero em Sete lições sobre as..Leia mais

1936
1936

Trabalha como professor em Universidade no Distrito Federal

Sérgio Buarque é contratado como professor-assistente de História Moderna e Econômica e Literatura Comparada, pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade do Distrito Federal. 

1937
1937
1937
1937
1938
1938
1940
1940
1941
1941
1941
1942
1942

Participa da Associação Brasileira de Escritores

Participa da fundação e a seguir das atividades da Associação Brasileira de Escritores (ABDE) que organizava as lutas em defesa dos interesses profissionais, mas também estava presente nas lutas pela volta das liberdades democráticas. 

1942
1943
1943
1944
1944
1944
1945
1945

Participa da Fundação da Esquerda Democrática

Participa, em doze de junho, da fundação da Esquerda Democrática, movimento de oposição ao Estado Novo e a Getúlio Vargas que se consolidará como partido em 1946 e a partir de 1947 assumirá o nome..Leia mais

1945

Publica o livro “Monções”

Publica o livro “Monções”

Publica Monções, edição da Casa do Estudante do Brasil, livro escrito no período em que foi assistente do historiador francês Henri Hauser cuja influência se faz presente nessa obra já afastada do ensaísmo. 

1945
1945
1946
1946

Assume a direção do Museu Paulista

Transfere-se com a família para São Paulo e assume a direção do Museu Paulista. Amplia as atividades do museu, criando as seções de História, Etnologia, Numismática e Linguística.  

1946
1947
1947
1947
1948
1948
1948
1948

Segunda edição do livro “Raízes do Brasil”

Segunda edição do livro “Raízes do Brasil”

Lançado pela editora José Olympio em 1948.

1948
1949
1949
1949
1950
1950
1950
1950
1950
1952
1952
1953
1953
1954
1954
1955
1955
1955
1956
1956

Publicado a terceira edição de “Raízes do Brasil”

Publicado a terceira edição de “Raízes do Brasil”

Lançado pela Editora José Olympio, 1956.

1957
1957
1957
1958
1958

Presta concurso para ingressar como professor na USP

Presta concurso para a cátedra de História da Civilização Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a tese “Visão do Paraíso – Os Motivos Edênicos no Descobrimento e na Colonização..Leia mais

1958
1959
1959
1960
1960
1960
1961
1961
1962
1962
1963
1963
1963
1964
1964
1964
1965
1965
1966
1966
1966
1967
1967
1967
1969
1969

Publicada a quinta edição de “Raízes do Brasil”

Publicada a quinta edição de “Raízes do Brasil”

Lançado pela editora José Olympio em 1969.

1969
1971
1971
1972
1972
1974
1974
1980
1980

Funda do Partido dos Trabalhadores

10 de fevereiro: participa do ato de fundação do Partido dos Trabalhadores, no Colégio Sion, em São Paulo onde inscreve-se como membro fundador. 

1982
1982

Falecimento

24 de abril: já com a saúde bem debilitada, falece em São Paulo. 

1983
1983

Unicamp abriga o acervo pessoal de Sérgio Buarque de Holanda

Unicamp abriga o acervo pessoal de Sérgio Buarque de Holanda

A Unicamp abriga desde 1983 o Acervo Sérgio Buarque de Holanda composto de documentos, livros, móveis e objetos, devidamente mantidos sob os mais criteriosos procedimentos de preservação.  Cerca de 2490 documentos pessoais e 210 fotografias fazem parte..Leia mais

1983

É publicada a 16ª edição de “Raízes do Brasil”

É publicada a 16ª edição de “Raízes do Brasil”

Lançado pela Editora José Olympio em 1983.

2014
2014

Publicada a 27ª edição de “Raízes do Brasil”

Publicada a 27ª edição de “Raízes do Brasil”

Publicado pela Companhia das Letras em 2014.

Fontes e Referências Bibliográficas

Acervo da Unicamp – Siarq.

Acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, Fundação Perseu Abramo.

CANDIDO, Antonio (org.). Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Estudos Coligidos. Livo I. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Estudos Coligidos. Livo II. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Para uma nova história – Sergio Buarque de Holanda. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, Edição comemorativa. Organização de Pedro Meira Monteiro e Lilia Moritz Schwarcz.

Revista Teoria & Debate

RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Editora Alameda, 2011.

Campanha Memórias da Militância

O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem a custódia do acervo do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Parte dessa documentação está digitalizada e encontra-se disponível em nossa base de dados. Clique aqui para acessá-la.

Contribua para a Campanha Memória da Militância, digitalize e envie para nós documentos, fotos ou audiovisuais da construção do PT, ou conte-nos sua história de militância. Clique aqui para fazer a sua doação!

`