Rede de Gestores Petistas

Projeto

O Projeto Rede de Gestores Petistas insere-se no eixo de atuação da Fundação Perseu Abramo para o biênio 2015/2016, referente ao Projeto Petista de Governo, cujo objetivo estratégico será criar e implementar a Rede de Gestores, reunindo dirigentes e militantes políticos com experiência na gestão de políticas públicas, em administrações municipais, estaduais e federal, bem como o resgate de experiências em políticas públicas identificadas com o Modo Petista de Governar.

Para além das campanhas eleitorais, o Modo Petista de Governar orienta o cotidiano da disputa nos governos, nos parlamentos e nos movimentos sociais.

Objetivos

1.1. Objetivos gerais

  • Implementar a Rede de Gestores Petistas reunindo militantes e dirigentes partidários com experiência na gestão de políticas públicas, em administrações municipais, estaduais e federal.
  • Resgatar experiências e políticas públicas identificadas com o Modo Petista de Governar.

1.2. Objetivos específicos

  • Levantar, identificar e conhecer estes gestores que hoje estão espalhados pelo país e que não contam com um nível de organização que contemple sua especificidade como gestor.
  • Possibilitar a interação entre os gestores petistas, incentivando a troca de experiência e de articulações programáticas, além de ações de governo, numa relação horizontal e multipolar.
  • Elaborar propostas que possam ser debatidas nas eleições municipais de 2016, visando a superação dos desafios atuais das Gestões Públicas no âmbito municipal.

Metodologia

A Rede se constituirá por meio de (x) Grupos temáticos, sendo que para cada uma das áreas temáticas haverá um(a) coordenador(a), convidado(a) pela diretoria da Fundação Perseu Abramo

A coordenação temática terá o papel de agregar pessoas com experiência na gestão pública em sua área ou no desenvolvimento das políticas públicas. Estas pessoas poderão se reunir presencialmente ou virtualmente, buscando resgatar as experiências e políticas públicas desenvolvidas no Modo Petista de Governar, bem como apontar propostas para superar os desafios em cada área.

Após o levantamento, identificação e cadastramento dos Gestores, a Rede deverá funcionar em caráter permanente, através do dialogo constante de seus membros e da produção de textos, análises e outros documentos.

A hospedagem desta Rede de pessoas deverá estar situada em sítio especifico a ser desenvolvido pela Fundação Perseu Abramo.

Coordenação e equipe

Coordenadores dos Grupos:

Cultura: Albino Rubim

Democracia e Participação Popular: Louise Caroline

Desenvolvimento Social: Ana Fonseca

Educação: Francisco das Chagas Fernandes

Mobilidade Urbana: Renato Boareto

Mulher, Negro/a e Juventude: Matilde Ribeiro

Planejamento e gestão pública: Ester Dweck

Saúde: Márcia Amaral

Segurança Pública: Alberto Kopittke

Sustentabilidade Socioambiental: Marcos Sorrentino

Equipe

Sérgio Honório Carvalho

Estrutura

A Rede de Gestores Petistas se estruturará inicialmente a partir dos seguintes temas:

1) Cultura;

2) Democracia e Participação Popular;

3) Desenvolvimento Social;

4) Educação;

5) Orçamento, Finanças e Financiamento;

6) Mobilidade Urbana;

7) Mulher, Negro/a e Juventude;

8) Planejamento e Gestão Pública;

9) Saúde;

10) Segurança Pública;

11) Sustentabilidade socioambiental;

12) Direitos Humanos;

13) Comunicação;

14) Esportes, Lazer e Entretenimento;

15) Desenvolvimento Urbano.

Inscrições

Parte 1 - Dados cadastrais

 

Parte 2 - Atividades profissionais e acadêmicas

 

Parte 3 - Atividades políticas

 

Parte 4 - Observações, críticas e sugestões

 

Verification