O programa de governo de 2002 trouxe um projeto específico e elaborado no combate ao racismo. Nesse programa o PT aprofundou  o debate para promoção de políticas específicas para população negra no enfrentamento da desigualdade e combate e luta contra o racismo. Abaixo a apresentação:

Hoje no Brasil, nascer negro ou negra está diretamente relacionado com a possibilidade de ser pobre. Os negros – mulheres e homens, lutam diária e incansavelmente para a garantia da subsistência e de melhores condições de vida. Compreender essa realidade é assumir o grande desafio de superar o racismo, questão essencial do programa de governo de Lula.

Para a elaboração do Programa – Brasil Sem Racismo, foram organizados pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, no primeiro semestre de 2002, cinco seminários regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul e um seminário nacional em Brasília. Contamos também, em todo o processo, com a parceria e a colaboração de várias entidades da sociedade civil organizada e o importante acúmulo dos partidos da Coligação Lula Presidente , fruto da trajetória de milhares de militantes do movimento anti-racismo em âmbito nacional.

Desta forma, foram aprofundados os debates e formuladas as propostas políticas que constam deste programa.

Nunca é demais ressaltar que o combate ao racismo deve ser feito por todos, pois uma sociedade verdadeiramente democrática, sem racismo é uma utopia que podemos começar a concretizar desde já, como uma tarefa coletiva de todo o povo brasileiro.

Um Brasil decente, é um Brasil sem discriminação, sem preconceito e sem racismo. 

Acesse aqui o dossiê de documentos do programa de governo para eleições de 2002 e o conteúdo na íntegra.

`