Resoluções políticas publicadas no 5º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília (DF), entre os dias 4 a 6 de dezembro de 1987. Neste documento contém um caderno especial sobre o “Centenário da Abolição”, que ocorreria no ano seguinte, em 1988. 

“O Partido dos Trabalhadores assume a oposição às festividades que estão sendo organizadas pelos governos estaduais e federal sempre que elas tomarem um caráter paternalista e discriminatório. O PT deve transformar o Centenário da Abolição num momento de avaliação das reais condições do trabalho, hoje, no Brasil, articulando, por meio de seus militantes, a mobilização do Movimento Negro com a mobilização dos trabalhadores em geral”. 

No 5º Encontro também houve uma Moção de apoio do Partido dos Trabalhadores à luta da população negra sul-africana contra o apartheid:

“O 5º Encontro Nacional do PT, realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, declara sua irrestrita solidariedade à heroica luta do povo negro da África do Sul. Esmagados pelo brutal regime de uma minoria branca, os trabalhadores e a juventude sul-africana realizam um combate contra o racismo e dominação capitalista encarnada no Regime do Apartheid. O PT, que se identifica com a luta contra a exploração e a opressão em todo o mundo, reafirma seu engajamento na defesa de todos os militantes das diferentes organizações que lutam pela destruição do Apartheid – ANC, AZAPO, COSATU, NACTU, SWAPO, SWANU. Reafirma sua disposição de lutar pela libertação de todos os prisioneiros políticos da África do Sul, em particular de Moses Mayekiso (Secretário-Geral do NUNSA), Nelson Mandela (da ANC), Nokosi Molala (Presidente da AZAPO). Reafirma seu apoio à luta do povo sul-africano pelo fim do Apartheid. Enviado para: Min. Relações Exteriores; ANC; AZAPO; COSATU; Yeiko (Sec.-Geral Monsa); Nelson Mandela”. 

 Acesse aqui o dossiê de documentos do 5º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores e o conteúdo de resoluções na íntegra. 

`