A Revista Focus Brasil, semanário publicado pela Fundação Perseu Abramo, traz na capa da edição desta semana, a esperança para milhões de brasileiros se realizando na medida do Governo Federal que zera parcelas de dívidas pelo programa de moradia “Minha Casa, Minha vida”. O benefício alcança somente que for também beneficiário do ‘Bolsa Família’ ou do Benefício de Prestação continuada. Leia aqui.

Pesquisa mostra que a mudança para imóvel do MCMV melhora a vida de 77% dos beneficiados. E 67% responderam que situação agora é outra e que há sensação de segurança e de futuro“, demonstra a reportagem de capa.

17.06.2023 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de entrega de 222 unidades habitacionais do Residencial Angelin, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. Residencial Angelin, Abaetetuba – PA. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A número um do Brasil faz 70 anos

Matéria da Focus rememora a efeméride e apresenta qual é hoje o maior desafio da Petrobras na exploração da Bacia Potiguar. “Aos 70 anos, a estatal está pronta para a exploração na Bacia Potiguar, na Margem equatorial situada no litoral do Rio Grande do  Norte, a nova fronteira do petróleo. Ibama emitiu licença ambiental. Operação deve começa em novembro”, explica a matéria.

Na última semana, a Petrobrás recebeu a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, para exploração de reserva de petróleo e gás natural no litoral do Rio Grande do Norte, na chamada Bacia Potiguar. “É um belíssimo começo em direção ao Amapá”, disse o presidente da estatal, Jean Paul Prates. 

Cultura

Nas páginas de cultura, o lançamento do livro “A Nova Ordem Luiz Gushiken”, dez anos após o falecimento Luiz Gushiken, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em fase de lançamentos com a presença da organizadora, Fernanda Otero, pelo Brasil. O livro foi publicado pela editora da Fundação Perseu Abramo.

“A maior homenagem que Gushiken pode receber é cultuar e lembrar seus valores”, diz o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamoto. “Sinto-me satisfeito com esse registro extraordinário, pois Gushiken foi e continua sendo uma referência”. O livro recupera a trajetória do militante e dirigente político. Um grupo de 67 autores, entre eles o próprio Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, revisitou lembranças para contar as histórias de Gushiken.

Na música, os discos “Aleatoriamente”, de Ogi, por ocasião de seu lançamento e “Pra Viajar No Cosmos Não Precisa Gasolina”, de Nei Lisboa, o primeiro da carreira, que agora completa 40 anos. Sobre Aleatoriamente, a resenha de Bia Abramo diz que “não há nada aleatório na produção das 12 faixas do álbum, não há uma palavra fora do lugar em suas letras, não há sequer uma nesga de acaso no time de super estrelas que participam do disco. Você pode ler a resenha completa no site da Focus.

Sobre os 40 anos do disco de Nei Lisboa, escreveu Paulo Chagas: “O som de Nei Lisboa naquele distante ano de 1983 ecoa forte nos ouvidos de quem estava na capital gaúcha naquela época. E o álbum retrata o ecletismo e o bom gosto do cantor”, diz a matéria.

Partido dos Trabalhadores

A Focus registrou também a morte de Nalu Faria, vítima de uma parada cardíaca, que gerou grande comoção nas redes sociais no último final de semana. Nalu se destaca, não só, mas também por ter sido uma das construtoras do feminismo dentro do PT.

“Era respeitada pelos movimentos sociais e admirada por muitas gerações de homens e mulheres que, como ela, acreditam num mundo de justiça social e menos desigualdades.”, destaca a publicação. Nalu, presente!

Leia também:


Carta ao Leitor, de Alberto Cantalice: ‘Segurança, pauta para a esquerda’

“A escalada de violência no país exige, como disse recentemente o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, uma nova concertação federativa. A União, os 26 estados e o Distrito Federal precisam atuar integrados. Nenhum ente da federação sozinho terá força para conter o crescimento da criminalidade”, apontou o diretor de comunicação da Fundação Perseu Abramo em sua Carta ao Leitor.

Presidente da FPA visita Venezuela para conhecer experiências de participação popular e formação política 

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, esteve na Venezuela entre 2 e 5 de outubro para conhecer as experiências acerca da democracia participativa e as iniciativas de formação política e social naquele país. A FPA também assinou um termo de cooperação com o Instituto Simón Bolívar.

“Através da Fundação, vamos avançar na relação entre os povos, entre os movimentos e as lideranças do PT”, disse o Okamotto.

Temperatura nas alturas ameaça animais silvestres ameaçados de extinção; problema só se agrava e fica maior

Lula sanciona o Desenrola: redução de juros do cartão de crédito e renegociação de dívidas

Três médicos assassinados a tiros no Rio 

`