Focus Brasil, a revista semanal da Fundação Perseu Abramo, preparou uma edição especial para mulher nenhuma botar defeito! 8 DE MARÇO DE LUTAS E CONQUISTAS foi marcado por atos em todo o país. Com movimentos sociais, mulheres deram o tom roxo às ruas em gritos de luta por direitos e equidade de gênero. Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério das Mulheres anuncia retomada de programas importantes, como o Casa da Mulher Brasileira, além de uma plataforma que mapeia políticas públicas.

Alberto Cantalice destaca em sua Carta ao Leitor Os desafios do Partido dos Trabalhadores e indica que a injustiça socioeconômica e a falta de equidade tributária no Brasil, derivadas de práticas como altas taxações indiretas e políticas de juros elevados e necessitam de uma reforma implementada por uma maioria progressista no parlamento para serem solucionadas.

A retomada do Ministério das Mulheres já acumula mais de 300 iniciativas e projetos voltados às mulheres com a inauguração em Teresina,Sergipe, de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB). Até 2026, outras 39 casas serão inauguradas. A retomada coroa uma série de medidas do Ministério das Mulheres, que hoje acumula o impressionante número de 300 iniciativas e

projetos de políticas públicas, um trabalho de reparação de danos e desmontes causados no último período da nossa história. Destacamos ainda a Casa da Mulher, no Piauí.

Das ruas de São Paulo, Rose Silva relata que, neste 8 de março, mulheres vão às ruas pelo direito à vida com dignidade para dar visibilidade às lutas pelo direito de ficarem vivas, ao aborto legal, à igualdade salarial, por políticas de cuidados, saúde, educação, respeito por sua orientação sexual e dignidade.

O presidente Lula promoveu um “encontro da firma” diferenciado para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Um almoço realizado no restaurante da Tia Zélia, em Brasília, reuniu servidoras e ministras. Acompanhado pela primeira dama, Janja da Silva, Lula pediu às mulheres brasileiras que “Nunca se contentem com o que já conquistaram”.

Na entrevista da semana, conheça a presidenta de uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Conversamos com Tarciana Medeiros, a primeira mulher em dois séculos a ocupar a cadeira. 

Eleonora Menicucci, Presidenta do Conselho Curador da FPA, deixa sua mensagem para as mulheres e conclama a todas a comemorar conquistas, reafirmar as pautas de luta, relembrar sua origem e dialogar com as mulheres de todo o mundo, manifestando solidariedade. 

No artigo do Líder do PT na Câmara Federal, o deputado Odair Cunha, destaca a defesa da luta permanente por mais direitos para as mulheres.

Henrique Nunes revela as ações da FPA nas Eleições contando como os Naps avançam na construção de propostas para candidaturas petistas.

Na seção de Cultura, confira o documentário protagonizado apenas por mulheres que mostra a “Chiquinha Gonzaga real” que o Brasil ainda desconhece, um retrato de apagamento histórico e

invisibilidade na negritude de Chiquinha, que deixou um legado pioneiro como compositora, maestrina e abolicionista. Saiba tudo que aconteceu na maior Conferência de Cultura da história do país promovida pelo MINC.

E mais:

Farra dos CACs: como Jair Bolsonaro levou a cabo o seu projeto para armar a população

Percepção sobre economia brasileira começa a afetar popularidade do governo

PT é o partido preferido de 34,6% dos brasileiros, segundo pesquisa Atlas Intel

Internacional:

Direita vence eleições legislativas em Portugal

A Semana na História

`