Do desastre ao triunfo? Ainda é cedo, mas o resultado é, sem dúvida, uma vitória do governo Lula, e de Haddad em particular, por ter sido o que mais contradisse publicamente o pessimismo do mercado. A economia do Brasil se recupera, com crescimento de 2,9% do PIB em 2023, mais uma maré de sorte da equipe econômica de Lula, contrariando a grita de quem torce contra.

Nosso presidente Lula mantém a altivez diante do isolamento de Netanyahu, Na Carta ao Leitor, Alberto Cantalice destaca a postura decisiva de Lula em condenar o genocídio em Gaza e as atrocidades do regime de Netanyahu, provocando reações ao nível internacional e um movimento por um cessar-fogo, liderado inicialmente pelos EUA. 

A economia do Brasil demonstrou sinais de recuperação, crescendo 2,9% no PIB em 2023, o que superou as expectativas do mercado e recolocou o país entre as dez maiores economias do mundo, especificamente na nona posição. Esse avanço é atribuído à melhoria na redistribuição de renda e ao aumento da renda per capita das famílias brasileiras. O governo de Lula, com destaque para a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desempenhou um papel crucial para reverter o pessimismo anterior e contribuir para o crescimento econômico do Brasil.

Saiba mais sobre a  volta do Brasil ao grupo de dez maiores economias do mundo e entenda porque a economia do Brasil demonstrou sinais de recuperação, crescendo 2,9% no PIB em 2023, o que superou as expectativas do mercado e recolocou o país entre as dez maiores economias do mundo, especificamente na nona posição. Esse avanço é atribuído à melhoria na redistribuição de renda e ao aumento da renda per capita das famílias brasileiras. O governo de Lula, com destaque para a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desempenhou um papel crucial para reverter o pessimismo anterior e contribuir para o crescimento econômico do Brasil.

A Focus vai apresentar os principais pré-candidatos do PT para as Eleições deste ano e o primeiro entrevistado é o mineiro de Belo Horizonte, o Deputado federal Rogério Correia, que teve sua pré-candidatura confirmada no dia 29 de fevereiro na corrida eleitoral para a prefeitura da cidade, uma das poucas capitais com cabeça de chapa liderada por candidato do Partido dos Trabalhadores. Festejado, o evento que marcou seu lançamento contou com mais de 1200 pessoas e apoio do presidente Lula, que intensificará presença na capital para dar ainda mais gás à candidatura do petista. Na entrevista, Correia fala sobre os desafios da cidade na conjuntura política nacional e projetos.

Saiba como a Fundação Perseu Abramo está contribuindo para o desenvolvimento de propostas e o fortalecimento das candidaturas do PT nas eleições de 2024. Os Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas da fundação fornecem informações chave para fortalecer os programas de governo e os debates sobre questões importantes, como segurança pública. Saiba como colaborar com a plataforma que reunirá propostas para ouvir ideias da população.

Na área da Saúde, duas ações importantes do governo federal são destaque: as ações de combate à dengue, que de acordo com o presidente Lula “é tarefa de governos e de todos os cidadãos” e a ampliação de serviços de assistência e centraliza coordenação por mais segurança ao povo Yanomami.

Na seção Internacional, entenda as motivações da declaração assinada por 24 países que ressalta preocupação com a situação humanitária na região e exige a libertação de todos os reféns que estão com o Hamas desde 7 de outubro.

A Semana na História destaca a inesquecível posse de Pepe Mujica, a criação do Estatuto do Trabalhador Rural e a prisão de Luis Prestes.

Acesse aqui e leia a íntegra da edição 131 da Revista Focus.

E ainda: 

Lula: queremos garantir função social para imóveis ociosos do governo

75% dos brasileiros creem em melhoria de vida pessoal e familiar em 2024, diz pesquisa

The Guardian: políticos de 12 países se unem para pressionar pela proibição de venda de armas a Israel

O Brazil que respeita o Brasil: a tradição diplomática de Lula

Presidente Lula participa da abertura oficial da 4ª Conferência Nacional de Cultura

`