O Partido dos Trabalhadores (PT) celebra 44 anos e na edição número 129 a Focus comemora a data com mensagens exclusivas do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Benedita da Silva, Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e Sérgio Nobre além de uma entrevista especial de Paulo Okamotto, presidente da FPA.

O diretor de Comunicação da Fundação, Alberto Cantalice, apresenta “A estrela que brilha” na sua “Carta ao leitor”. Cantalice recupera a história do defensor da construção do partido “que enfrentou o ódio dos poderosos e a perseguição implacável dos arautos da Casa Grande em passado recente” lembrando que o PT  “lutou com sua militância pelo resgate histórico e depois de quatro mandatos e de uma interrupção golpista e de um governo proto-autoritário volta ao Palácio nos braços do povo”. 

Relembre a trajetória das mais de quatro décadas dedicadas a garantir os direitos do povo brasileiro seja no Legislativo e em seus governos municipais e estaduais, seja na Presidência da República.

Leia a carta exclusiva do Presidente Lula enviada à redação: “tendo iniciado como um movimento de resistência à ditadura com uma bandeira costurada por Marisa” o partido “nasceu defendendo direitos em um Brasil sem eles e se destacou por inscrever esses direitos na Constituição. Enfrentando desafios modernos, busca renovar suas raízes e ativamente combater a desinformação nas redes sociais, mantendo-se relevante e rejuvenescido” escreve o presidente.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, destaca que “os governos do PT colocaram em prática os direitos estabelecidos na Constituição que, de outra forma, teriam ficado apenas no papel e nas intenções”. 

O atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, conversou com a redação e manifestou seu otimismo sobre o futuro do partido: “enquanto mantiver suas

raízes de luta, o PT tem grande futuro” disse. Okamotto concentra seus esforços na formação de simpatizantes, militantes e dirigentes partidários por todo o país. “Nosso objetivo é gerar conhecimento, comportamento e atitude para auxiliar a transformação social que queremos” declarou.

Benedita da Silva em artigo especial festeja “o vitorioso caminho do PT e de Lula”. Para Fernando Haddad, “O PT é um dos acontecimentos mais importantes da política nacional” e Sérgio Nobre escreve sobre “a CUT e os 44 anos do PT”.

Saiba como a Conae 2024 quer resgatar a Educação do sequestro pós-golpe e leia uma entrevista com o Presidente do Fórum Nacional de Educação, professor Heleno Araújo, para entender como foi organizada a Conferência, seus desafios, a dinâmica de funcionamento e detalhes da retomada da participação popular no setor.

Marcelo Zero explica por que é equivocada a “‘percepção’ neoudenista de que os governos

anteriores do PT foram “os mais corruptos da história”. 

Na seção internacional, José Luís Fiori explica que no contexto atual, o juízo de Haia e a moral internacional do Ocidente são métodos criticados por fragilizar a pretensa “excepcionalidade moral” do Ocidente e são usados para questionar a legitimidade moral das potências coloniais na corte internacional.

E mais:

De Washington Luís a Bolsonaro: a história do serviço de inteligência no país

Atlas reforça quadro geral de estabilidade na aprovação de governo

Recebida por Lula, Marta Suplicy se filia ao PT: “Voltei para caminharmos juntos”

Odair Cunha é o novo líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados

A Semana na História

`