Sérgio Nobre

No início dos anos 1980, dois fatos foram decisivos para o futuro da democracia no Brasil, a fundação do Partido dos Trabalhadores no dia 2 de março de 1980 e a criação da CUT três anos depois. A origem de um esteve intimamente imbricada na história do outro e ambos fizeram parte do processo mais amplo em que a sociedade brasileira se colocou em movimento para se livrar do regime ditatorial e reconquistar a democracia.

No final dos anos 1970, as lutas sociais tiveram como epicentro as greves operárias do ABC, que se multiplicaram país afora, nas cidades e no campo. No desdobramento desse processo, amadureceu a ideia de que a transformação da sociedade não avançaria substancialmente sem um partido político que representasse os interesses da classe trabalhadora.

O Partido dos Trabalhadores veio a ser a síntese das lutas de setores da esquerda contra a ditadura, para além do movimento operário e dos movimentos sociais. O PT se transformou no fenômeno político mais relevante do Brasil nas últimas quatro décadas, tendo governado o país a partir de 2003, processo interrompido pelo golpe em 2016 e retomado com a vitória de Lula em 2022. 

Foram inúmeras as conquistas da classe trabalhadora nesses anos de governos petistas, assim como ainda continuam enormes os desafios para combater a miséria, superar as desigualdades, recuperar e ampliar direitos, fortalecer a democracia e reconstruir o país. Vida longa ao PT!

Sergio Nobre – presidente nacional da CUT 

`