Sociedade Brasileira e Racismo

Esta é a primeira de uma série de publicações que, ao longo do mês, vão compor o painel Novembro Negro. Iniciamos pela denúncia e análise do racismo na sociedade brasileira.

Estão disponíveis aqui os debates impressos nos jornais nacionais do PT: Jornal dos Trabalhadores, PT na Luta da Constituinte, Boletim Nacional e PT Notícias, que circularam entre 1982 e 2005. Há também uma pequena seleção de publicações da Fundação Perseu Abramo, que complementam este debate.

Optamos por trazer o conjunto de notícias e as publicações que tratam em suas páginas de indicadores do racismo em diversas esferas da sociedade; debates teóricos como a relação do racismo com o capitalismo e a luta por sua superação, o mito da democracia racial e questões de gênero e raça; além do racismo na história e histórias de racismo no Brasil.

O conjunto reúne lideranças petistas e do movimento negro, sociólogos e pesquisadores do tema: Benedita da Silva, Benilda Regina Paiva de Brito, Carlos Porto, Carlos Santana, Edna Maria Santos Roland, Eduardo M. Suplicy, Flávio Jorge R. da Silva, Florestan Fernandes, Gevanilda Gomes dos Santos, Gustavo Venturi, Ítalo Cardoso, Joel Zito Araújo, Lélia Gonzales, Lincoln Secco, Luiz Alberto, Mano Brown, Marcelo Dias, Marcos Cordeiro Pires, Marisol Recamán, Olívio Dutra, Octavio Ianni, Ricardo Alexino Ferreira, Rita Dias, Sueli Chan Ferreira, Venício A. de Lima, Vilma Bokany, Wilson H. da Silva.

“Faça a coisa certa! O combate ao racismo em movimento”, Encarte da revista Teoria e Debate, nº 31, publicado em 1995. Esta publicação foi organizada pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (SNCR/PT), e contou com textos de Flávio Jorge R. da Silva, Hédio Silva Júnior, Lúcia M. M. de Andrade, Maria Aparecida Silva Bento, Sueli Chan Ferreira, Jorge Luiz Carneiro de Macedo e Arnaldo Xavier, além das ilustrações do artista plástico Samuel Santiago.

Clique na imagem para ler.


“O Negro e o socialismo”, parte da coleção O socialismo em discussão, foi publicado pela Fundação Perseu Abramo no ano 2000. Reuniu os autores Octavio Ianni, Benedita da Silva, Gevanilda Gomes Santos e Luiz Alberto num debate que segue ainda bastante atual para a esquerda brasileira, o das relações entre a questão racial e a superação do capitalismo.

Clique na imagem para ler.


“Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil” resultou de uma pesquisa realizada em 2005 pelo Núcleo de Opinião Pública (NOP), da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a instituição alemã Rosa Luxemburg Stiftung. Faziam parte da equipe responsável pela pesquisa: os sociólogos Gustavo Venturi e Marisol Recamán (coordenação), Vilma Bokany (analista) e Rita Dias (processamento). Os objetivos gerais deste trabalho eram: investigar a percepção do preconceito de cor e experiências de discriminação racial institucional, em busca de novos subsídios para políticas públicas e intervenções do movimento social; traçar um estudo comparativo sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no Brasil e na Alemanha, a partir de dados da Fundação Rosa Luxemburgo. Os dados retratam um momento bastante diferente do atual em diversos aspectos, constituindo, no que se refere ao Brasil, um retrato da questão do racismo no início dos anos 2000.

Clique na imagem para ler.


“Êa, Juventude! Juventude negra do PT em movimento”, organizado por Fernanda Papa e Flávio Jorge R. da Silva e publicado pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert e Juventude do PT, em 2008. Este trabalho reúne textos apresentados durante o seminário de formação política, que deu origem à criação da Juventude Negra do PT, o JN13. Assinam os textos: Flávio Jorge R. da SIlva, Fernanda de Carvalho Papa, Paulo Ramos, Maria Palmira da Silva, Monica Sacramento, Danilo Morais, Sonia Leite, Larissa Amorim Borges e Claudete Gomes Soares.

Clique na imagem para ler.


Caderno de formação política “Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo”, elaborado pela Escola Nacional de Formação Política do PT, em outubro de 2012. Neste trabalho são abordados os seguintes temas, “Capitalismo e escravidão”, “Uma perspectiva de esquerda na luta antirracista”, “O PT e a questão racial” e “A luta contra o racismo e a construção do socialismo democrático”.

Clique na imagem para ler.


“Afro-Latino América: Versus”, organizado por Flávio Jorge Rodrigues da Silva e publicado pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com Soweto Organização Negra, em 2014. Este trabalho reúne fac-símiles das 20 edições originais da seção “Afro-Latino-América” do jornal “Versus”, durante o período de 1977 a 1979. Como destaca Flávio Jorge no texto de apresentação, a ideia desta publicação é resgatar a “memória da imprensa negra e socialista na segunda metade do século passado”.

Clique na imagem para ler.


“Os números comprovam o racismo”, de Eduardo M. Suplicy, Jornal dos Trabalhadores, ano I, nº 02, abril de 1982, p. 06. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Somos todos iguais: chega de discriminação”, Plataforma eleitoral do PT de 1982, Jornal dos Trabalhadores, Encarte Especial, ano I, nº 02, abril de 1982, p. 06. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“O Treze de Maio e os Negros”, de Lélia Gonzales, Jornal dos Trabalhadores, ano I, nº 03, maio de 1982, p. 05. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Democracia Racial”, PT na Luta da Constituinte, nº 03, setembro de 1987, p.02. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Cem anos de abolição, e a opressão continua”, entrevista de Benedita da Silva, PT na Luta da Constituinte, nº 06, fevereiro de 1988, p. 04. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Luta de raças e classes”, de Florestan Fernandes, Teoria e Debate, nº 02, 09 de março de 1988. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“O centenário da antiabolição”, de Florestan Fernandes, Boletim Nacional do PT, nº 35, maio de 1988, p. 08-09. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“A democracia racial do país é uma farsa”, entrevista de Olívio Dutra, Boletim Nacional do PT, nº 35, maio de 1988, p. 10. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Três vezes discriminada”, de Sueli Chan Ferreira, Boletim Nacional do PT, nº 35, maio de 1988, p. 12. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Raça e Classe”, de Carlos Santana e Marcelo Dias, Boletim Nacional do PT, nº 60, dezembro de 1991, p. 17. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Ondas brancas nas pupilas negras”, de Joel Zito Araújo, Teoria e Debate, nº 23, 01 de fevereiro de 1994. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Dia de denúncia contra o racismo”, de Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, PT Notícias, nº 03, maio de 1996, p. 01. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Tenho vergonha de ser francês”, de Flávio Jorge R. da Silva, PT Notícias, nº 14, setembro de 1996, p. 07. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Em questão o futuro do povo negro”, de Flávio Jorge R. da Silva, PT Notícias, nº 16, setembro de 1996, p. 07. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Aparentemente, um cenário adverso”, de Flávio Jorge R. da Silva, PT Notícias, nº 28, dezembro de 1996, p. 01. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Vereador do PT sofre discriminação”, de Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, PT Notícias, nº 46, julho de 1997, p. 03. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“A visibilidade mercadológica”, de Gevanilda Gomes dos Santos, Teoria e Debate, nº 35, 01 julho de 1997. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Mulher, negra e pobre – A tripla discriminação”, de Benilda Regina Paiva de Brito, Teoria e Debate, nº 36, 01 de outubro de 1997. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Uma viagem pelos descaminhos do racismo nas terras do Tio Sam”, de Wilson H. da Silva, PT Notícias, nº 80, 08 de julho de 1999, p. 04. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“O negro, os meios de comunicação de massa e a luta política”, de Ricardo Alexino Ferreira, PT Notícias, nº 83, setembro de 1999, p. 08. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Visibilidade contra o ódio”, de Ítalo Cardoso, PT Notícias, nº 94, setembro/outubro de 2000, p. 03. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Discriminação no mercado de trabalho: todos sabem, ninguém faz nada”, de Carlos Porto, PT Notícias, nº 94, setembro/outubro de 2000, p. 03. Acervo CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Mano Brown”, entrevista de Mano Brown. Teoria e Debate, nº 46, 15 de novembro de 2000. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Discurso ‘vacilante’ do Brasil em Durban”, PT Notícias nº 108, setembro de 2001, p.04. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Racismo no mundo: a caixa de Pandora”, de Edna Maria Santos Roland, Teoria e Debate,nº 49, 06 de dezembro de 2001. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Negros são mais afetados”, PT Notícias, nº 124, dezembro de 2002, p. 02. Acervo: CSBH/FPA.
Clique na imagem para ler.


“Entrevista: Gustavo Venturi comenta dados relevantes sobre a pesquisa ‘Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil’”, Site da Fundação Perseu Abramo, 09 de maio de 2006.

Clique na imagem para ler.


“A Casa-Grande não descansa”, de Lincoln Secco e Marcos Cordeiro Pires, Teoria e Debate, nº 85, 01 de novembro de 2009. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“Racialização contra o racismo”, de Gustavo Venturi, Teoria e Debate, nº 85, 01 de novembro de 2009. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


“A desigualdade racial na grande mídia”, Venício A. de Lima, Teoria e Debate, nº 85, 03 de novembro 2009. Acervo: CSBH/FPA.

Clique na imagem para ler.


Navegue pela exposição:

`