VEREADOR DO PT SOFRE RACISMO – 1997

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

O vereador Pedro dos Santos, do PT de Conceição da Barra (ES), foi agredido e insultado por policiais militares no dia 28 de junho. Segundo o parlamentar, ao estacionar seu carro próximo de um estádio, onde se realizavam festividades pelo dia de São Pedro, por volta de 1h30min, foi abordado pelos policiais Pedro Salvador, Coimbra e Galvão e o tenente Monjardim. O oficial pediu que Pedro retirasse o carro do local. O vereador estranhou e argumentou que não havia motivo para que não deixasse o veículo naquele local, por não ser área de segurança nem havia placa proibindo o estacionamento.

Conforme o vereador, o tenente Monjardim, em seguida, partiu para a agressão física contra Pedro e ordenou aos soldados que o prendessem, usando a expressão: “Peguem esse negro e coloquem ele na viatura”. O parlamentar disse ainda que, na delegacia, os policiais também o agrediram com tapas no rosto.

Pedro dos Santos abriu representação contra os policiais, tendo ainda comunicado o fato à Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Conceição da Barra e da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, à Procuradoria Geral de Justiça, ao Comando da Polícia Militar, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às bancadas estadual e federal do PT, ao governador e secretário de Justiça e Cidadania do Espírito Santo, Vítor Buaiz e Perly Cipriano, respectivamente.

Fonte: PT Notícias, nº 46, julho de 1997, p. 03. Acervo: CSBH/FPA.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

`