NEGROS SÃO MAIS AFETADOS – 2002

O estudo do IBGE mostra que, dos 54 milhões de brasileiros que vivem com até meio salário mínimo, 77,1% são negros ou pardos.

O índice não surpreende o movimento negro. Pelo contrário: esse número confirma as informações contidas no caderno temático de Combate ao Racismo, que é parte integrante do programa de governo de Lula.

“Para nós é uma constatação dolorida, já que a sociedade brasileira melhorou em muitos aspectos, mas paralisou na questão racial”, afirma o secretário nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas. Para ele, o estudo reflete o que várias entidades já defendem: “É preciso tratar os diferentes de forma diferente”.

O levantamento do IBGE mostra que, além de raça, a pobreza tem sexo: quando se analisam os dados referentes às famílias brasileiras de mulheres responsáveis pelo lar e que ganham até meio salário mínimo, observa-se que 64% delas são negras ou pardas. Em contrapartida, nas famílias com pessoas que ganham mais de dois salários mínimos, 23% não possuem domicílios com condições adequadas de saneamento. “As mulheres negras são as mais atingidas pelas desigualdades. Elas estão na base da base da pirâmide social”, comenta Martvs.

Porém, o secretário do PT está otimista com a possibilidade de o governo Lula alterar essas desigualdades. “Temos que garantir que essas políticas defendidas por nós sejam aplicadas. O desafio é apresentar à sociedade brasileira números diferenciados ao final do governo Lula”, conclui.

Fonte: PT Notícias, nº 124, dezembro de 2002, p. 02. Acervo: CSBH/FPA.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

`