Focus: números da tragédia em Gaza aprofundam crise humanitária
A Revista Focus desta semana, edição #12O, apresenta os números da tragédia na Faixa de Gaza: mais de 9.500 mortos aprofundam a crise humanitária no Oriente Médio, especialmente no território ocupado da Palestina, desde o primeiro ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro. O Secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, pediu pausa humanitária em visita a Tel Aviv, mas foi ignorado pelo premiê Benjamin Netanyahu.
Enquanto o número de vítimas não para de crescer, o Itamaraty se empenha para repatriar um grupo de 34 brasileiros que estão em Gaza. O Itamaraty já conseguiu repatriar, no entanto, outros 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia – as operações já trouxeram, com segurança,quase 1500 cidadãos brasileiros da zona de conflito.
Na Carta ao Leitor, o Diretor de Comunicação da Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice, faz um apanhado histórico do conflito e avalia que “enquanto Israel promove uma espécie de confinamento à céu aberto dos palestinos”, o único caminho para a solução do conflito é a via da política.
Entrevista
Novo presidente do IBGE, Marcio Pochmann conversou com a Focus Brasil e analisou seus primeiros meses de trabalho apresentando planos para o futuro da Instituição. Pochmann é economista, professor, e ex-presidente do Ipea e da Fundação Perseu Abramo. Na esteira das preocupações à frente do IBGE, trazer a instituição ao Século 21, com um sistema integrado de soberania de dados, é sua prioridade.
“É o que guia a política pública [a integração de dados], esse sistema integrado. Um grande desafio do ponto de vista da gestão governamental e das políticas públicas”, apontou.
No Brasil, a batalha contra as armas continua. Lula fortalece a política de desarmamento e edita decreto que restabelece alíquotas do IPI para armas, munição, spray de pimenta e outros equipamentos, liberadas pelo governo anterior.
Outro dado positivo da semana foi a redução da taxa de desemprego do 3º trimestre que é a menor desde 2014, mostra Pnad.
Nas páginas de Cultura, destaque para as sentidas perdas de Danilo Miranda, Diretor do Sesc por quatro décadas e referência em gestão cultural que transformou a instituição em uma potência a partir de São Paulo e o ator norte-americano Matthew Perry, o querido amigo que fez milhões de pessoas rirem por sua atuação como o sarcástico e afetado Chandler Bing na famosa sitcom ‘’Friends”.
Eleições na Argentina
O futuro dos hermanos está em jogo. Saiba mais sobre as eleições na Argentina, com a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais que mobiliza os dois candidatos que se enfrentarão em 19 de novembro: o de centro-esquerda, Massa, que angaria apoios da maioria dos governadores, e Javier Milei atrai apoiadores como Macri e Bulrich.
E mais:
Apagão: milhões ficam sem luz após chuvas em São Paulo
O canto dos cisnes dos Beatles
Artigo: Esperança e estratégia
Inelegíveis: TSE condena Bolsonaro mais uma vez; Braga Neto fica inelegível até 2030
Bolsonaro queria esconderijo para investigados no Alvorada, delata Mauro Cid
A semana na História: do Estado Novo à queda do Muro de Berlim