Matthew Perry, o genial e hilariante ator que deu graça e leveza ao sitcom “Friends”, é encontrado morto em Los Angeles. Ele tinha 54 anos e fez milhões de pessoas rirem por sua atuação como o sarcástico e afetado Chandler Bing

Um dos mais brilhantes atores da chamada geração X, Matthew Perry, que fez fama e fortuna nos anos 90 e 2000 encarnando o engraçado, sarcástico e divertido Chandler Bing na série “Friends” morreu na madrugada de domingo, 29, em sua casa em Los Angeles. Seu corpo foi encontrado por seu assistente em uma banheira. Ele aparentemente morreu afogado, mas a causa ainda não foi divulgada. Matthew tinha 54 anos. Se a série de TV fosse como a cena do rock’n’roll, “Friends” seriam os Beatles. Simplesmente geniais e brilhantes.

A última postagem de Perry no Instagram, em 23 de outubro, incluía uma fotografia dele sentado em uma piscina ou banheira de hidromassagem à noite, com as palavras: “Ah, então a água quente girando faz você se sentir bem? Eu sou Mattman”. Perry era um ator brilhante e sua atuação em “Friends” o catapultou a um sucesso global sem precedentes, ao lado dos outros colegas com quem dividia a fama pela série sobre os amigos que viviam em uma Nova York ainda longe do trauma do 11 de setembro e do ódio visceral das redes sociais.

Os parceiros de “Friends”, Courteney Cox, Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer divulgaram nota de pesar. “Estamos todos totalmente arrasados com a perda de Matthew. Éramos mais do que apenas colegas de elenco. Somos uma família”, diz o comunicado. “Há muito a dizer, mas agora vamos reservar um momento para lamentar e processar esta perda insondável. Com o tempo, diremos mais, como e quando pudermos. Nossos pensamentos e nosso amor estão com a família de Matty, seus amigos e todos que o amavam ao redor do mundo”.

Co-criadores de “Friends”, Marta Kauffman e David Crane, junto com o produtor executivo do programa, Kevin Bright, falaram sobre o choque que sentiram com a morte do ator canadense. Em comunicado, escreveram: “Ele sempre foi a pessoa mais engraçada da sala. Mais do que isso, ele era o mais doce, com um coração generoso e altruísta”. E acrescentaram: “Este é realmente aquele em que nossos corações estão partidos”.

Ex-colega de escola, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau lamentou a morte do amigo. “Nunca esquecerei as brincadeiras que costumávamos jogar no pátio da escola e sei que as pessoas ao redor do mundo nunca esquecerão a alegria que ele lhes trouxe”, escreveu. “Obrigado por todas as risadas, Matthew. Você foi amado – e sua falta será sentida”. 

A cantora inglesa Adele, interrompeu seu show em Las Vegas para prestar uma emocionante homenagem a Perry. “Ele é provavelmente o melhor personagem cômico de todos os tempos”, disse. “Ele foi tão aberto em sua luta contra o vício e a sobriedade, o que considero incrivelmente, incrivelmente corajoso”.

A Warner Bros Television Group, que produziu todas as 10 temporadas de “Friends” de 1994 a 2004, prestou homenagem ao “nosso querido amigo” e “um ator incrivelmente talentoso”. Diz o comunicado à imprensa: “O impacto de seu gênio cômico foi sentido em todo o mundo, e seu legado viverá no coração de muitas pessoas. Este é um dia comovente e enviamos nosso amor à sua família, aos seus entes queridos e a todos os seus fãs devotados”.

Nascido em Massachusetts, nos EUA, Mathew Perry começou a carreira profissional como tenista juvenil aos 14 anos, sendo um dos melhores no ranking do Canará, onde viveu. Ele passou a atuar depois de se mudar para Los Angeles quando tinha 15 anos. Depois de pequenos papéis em “Growing Pains”, “Beverly Hills 90210” e “Dream On, Perry” conseguiu ganhar uma personagem que definiria sua carreira: o sarcástico e neurótico Chandler Bing.

O sucesso de “Friends”

“Friends” foi uma uma comédia sobre seis amigos que iniciavam a vida adulta na cidade de Nova York. A série rapidamente ganhou grande popularidade nos Estados Unidos, tornando-se um fenômeno pop, que foi ganhando escala planetária, amealhando ano após ano vários Emmys — o Oscar da TV em língua inglesa —, alcançando recordes de audiência. Após 10 temporadas, o capítulo final em 2004 alcançou mais de 52 milhões de telespectadores nos EUA, tornando-se o episódio de TV mais assistido dos anos 2000.

Filho do ator americano John Bennett Perry e da jornalista canadense Suzanne Morrison, Perry cresceu no Canadá, onde sua mãe trabalhou como assessora de imprensa do primeiro-ministro Pierre Trudeau. Em seu livro de memórias, Perry se lembra de ter atuado depois que seu pai abandonou sua família para perseguir seus próprios sonhos de se tornar ator – incluindo intimidar o jovem Justin Trudeau. “Decidi encerrar minha discussão com ele quando foi colocado no comando de um exército inteiro”, escreveu.

Quando adolescente, Perry mudou-se para Hollywood com a esperança de se reconectar com seu pai. Foi lá que ele começou a gostar de atuar e acabou sendo flagrado em uma lanchonete – “encantando um bando de jovens” – pelo diretor William Richert, que deixou um bilhete pedindo-lhe para participar de seu próximo filme, “Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon” (1988), ao lado de River Phoenix.

Perry tinha 24 anos quando começou a encarnar Chandler. Ele disse que ao ler o roteiro, “foi como se alguém tivesse me seguido por um ano, roubando minhas piadas, copiando meus maneirismos, fotocopiando minha visão de vida cansada, mas espirituosa”. Em uma entrevista de 2019, David Crane disse que o papel do curinga sardônico foi o mais difícil de escalar, com Craig Bierko, Jon Cryer e Jon Favreau também sendo considerados para viver Chandler.

A vida pessoal de Perry foi marcada pelo vício, a partir de 1997, quando ele se tornou adicto em analgésicos após um acidente de jet ski. Mais tarde, disse que não se lembrava de três anos de seu tempo em “Friends” e de ter gasto mais de US$ 9 milhões em sua luta para permanecer sóbrio.

“Eu tomava 55 Vicodin por dia, pesava 58 kg, estava no “Friends”  sendo assistido por 30 milhões de pessoas – e é por isso que não posso assistir ao programa, porque estava brutalmente magro”, disse. Mais tarde, Perry admitiu que sofria de muita ansiedade “todas as noites” durante as filmagens do programa e disse que não sentiu nada quando o programa terminou.

Em 2019, ele foi colocado em coma de duas semanas quando seu cólon explodiu devido ao abuso de opiáceos. Ele passou por 14 cirurgias para reparar os danos. “Neste ponto da minha vida, palavras de gratidão brotam de mim porque eu deveria estar morto, mas de alguma forma não estou”, escreveu, em seu livro de memórias, “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível”, lançado em 2022. O livro foi um sucesso entre leitores e críticos. Refletindo sobre seu desejo de ser uma celebridade, disse: “Você precisa ficar famoso para saber que essa não é a resposta. E ninguém que não seja famoso acreditará verdadeiramente nisso”. •

`