A Revista Focus dessa semana, edição 118, detalha as denúncias apresentadas pela CPI dos Ataques à Democracia, que levaram ao pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras seis dezenas de acusados.

Saiba todos os detalhes dos resultados da CPI e conheça todos os indiciados pelo relatório final na reportagem de capa da revista. A CPI dos Ataques à Democracia aprova o indiciamento de Bolsonaro pela insurreição em 8 de janeiro. Ele é suspeito de ter cometido quatro crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito, associação criminosa e violência política. Trinta militares também são apontados de participação no esquema, incluindo oito generais e os ex-ministros da Justiça e da Defesa.

Entre os acusados de envolvimento direto com a tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023, estão generais e outros oficiais de alta patente do Exército e da Marinha, alem de generais aposentados que ocuparam cargos de ministros de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A revista destrincha os 61 indiciados pela CPI: saiba quem são.

Em continuidade às denúncias de 2021 sobre abuso de poder no uso da Abin pela gestão de Bolsonaro, a PF realizou buscas na sede da agência e investiga como Bolsonaro usou ilegalmente o serviço secreto do governo para monitorar juízes do STF, servidores, adversários do ex-presidente e jornalistas. Na sexta-feira, 20, a PF desencadeou a operação Última Milha para realizar a busca e apreensão. E investiga o uso irregular de sistema secreto de monitoramento de geolocalização de celulares pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Isso teria ocorrido durante os três primeiros anos do governo do ex-presidente. Saiba mais na reportagem.

Na Carta ao Leitor, o Diretor de Comunicação da Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice, repercute e analisa a largada de vitória de Sergio Massa sobre o ultradireitista Milei nas eleições argentinas. “A surpreendente ultrapassagem do candidato peronista Sérgio Massa, no primeiro turno das eleições argentinas, é um grande alento para as forças progressistas no continente. Javier Milei — a mistura mal ajambrada de Jair Bolsonaro e Donald Trump — amargou uma derrota catastrófica nos principais redutos populares do país”, escreve Cantalice.

Nas páginas de Cultura, matéria de Guto Alves traz a descoberta de um filme brasileiro desaparecido há quase um século. do diretor Silvino Santos. O filme era considerado o “Santo Graal” do cinema mudo brasileiro e mostra como era a vida na Amazônia de 1918, com imagens inéditas de povos originários e da exploração extrativista da floresta.

“Se o filme foi produzido como uma forma de exaltar a exploração comercial da região, hoje renasce como um registro importante que reforça a importância de combater a exploração do “potencial amazônico” com prejuízos a povos originários, ribeirinhos, fauna e flora. Todo o bioma está ameaçado. As grandes cidades próximas também já sentem os efeitos da exploração desenfreada, que acelera efeitos climáticos e intensifica os prejuízos”, destaca Alves na matéria.

E mais:

Efeito Lula: Brasil é top 10 do FMI 
Veto ao marco temporal 

20 anos de sucesso total do ‘Bolsa Família’ 

Artigo: A taxação dos super-ricos

Em outubro de 2002, o primeiro trabalhador da história era eleito presidente do Brasil

`