A edição desta semana da Revista Focus traz material completo sobre o conflito nos territórios de Israel e Palestina. Conflito entre israelenses e palestinos já dura 75 anos, mas os radicais do Hamas conseguiram desferir o maior ataque militar a Israel em anos, desencadeando uma reação brutal que pode ampliar a carnificina em plena Terra Santa, berço das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o islamismo e o cristianismo. Leia a edição completa.

A revista traz uma leitura do conflito a partir dos acontecimentos das últimas décadas, destacando também a leitura de jornais locais. Durante a última semana, homens e mulheres palestinos enterraram os corpos de mais de 1,1mil pessoas, por conta dos bombardeios de Israel sobre Gaza. A tragédia já deixou mais de 4,3 mil feridos na cidade.  Leia aqui.

Bloqueio do território palestino desde 2007 criou uma grave crise humanitária em plena Terra Santa. Em Gaza, 80% da população depende da ajuda humanitária para sobreviver. Sob o domínio do Hamas e debaixo da opressão israelense, o povo palestino sofre os horrores da “guerra”

“É preciso lembrar que o Hamas — acrônimo em árabe para “Movimento de Resistência Islâmica” — é uma organização política e militante palestina que controla a Faixa de Gaza desde meados dos anos 2000. Fundado em Gaza em 1988, durante a Primeira Intifada, o Hamas não reconhece qualquer legitimidade ao Estado  de Israel e é o principal braço armado da causa palestina, defende formação da Palestina enquanto um país independente e que segue as leis islâmicas sharia“, destaca a reportagem.

A revista destacou também o posicionamento do presidente Lula: o fim da guerra. Enquanto latino-americanos morrem em ataque do Hamas, presidente pede ajuda humanitária para proteger cidadãos israelenses e palestinos. Aviões da FAB já deram início ao resgate. Lula pediu à comunidade internacional que faça uma intervenção humanitária urgente para proteger as crianças israelenses e palestinas da “insanidade da guerra”. “O Hamas deve libertar as crianças israelitas que foram raptadas das suas famílias. Israel deve parar os bombardeios para que as crianças palestinas e suas mães possam deixar Gaza pela fronteira com o Egito”, declarou.

Em editorial, o jornal israelense Haaretz condena o papel do primeiro-ministro de Israel ao promover “um governo de anexação e desapropriação”, aliado da extrema-direita. onsiderado antes um um líder cauteloso que evitou guerras e múltiplas baixas do lado de Israel, o
primeiro-ministro abraçou política de um “governo pleno de direita”, com medidas para anexar a Cisjordânia. Leia o editorial reproduzido pela Focus.

Em sua Carta ao Leitor, o diretor de comunicação da Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice, destaca a atuação da diplomacia do Governo Lula e defende a tentativa de um cessar fogo imediato. Em momento delicado para todo o mundo, o Brasil ocupa a Presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “A presença do Brasil (na Presidência do Conselho) abre ao país e ao presidente Lula a oportunidade de mediar um cessar-fogo imediato. Também precisa patrocinar uma concertação internacional para a construção plena da Palestina, fazendo cumprir as resoluções que garantem a existência dos dois povos vizinhos“, escreve Cantalice.

CULTURA

A TV Brasil em foco: Maria Augusta Ramos conta à revista o desafio de transformar a grade da  TV Brasil, depois do governo anterior, de ultradireita. “A grade atual da TV Brasil conta hoje com 78% de conteúdo brasileiro em sua programação, contra 40% até 2022”. Confira trechos da entrevista e as novidades apresentadas pela documentarista que dirigiu os sucessos “O processo” e “Amigo Secreto”.

Literatura: Livro analisa relações da música de Milton Nascimento com a América Latina. Historiadora analisa as relações da música de Milton com a latinidade musical, poética e política. “O livro de Fernanda Marques faz todo esse mapeamento da imbricação das composições e da musicalidade de Milton com a América Latina no recorte preciso da década, analisando álbum por álbum os aspectos musicais e extramusicais que estão em jogo”, explica a matéria.

E mais:

Efeito Lula: alta do PIB acima da média 

“Se eu estivesse na Presidência, nada teria acontecido”, diz Bolsonaro sobre condenados do 8/1 

`