O golpe de 1964 foi um brutal revés aos democratas brasileiros e às conquistas dos movimentos populares. Provocou imensos danos à sociedade brasileira. Oprimiu e assassinou a massa crítica do país e, às custas de muitos, construiu uma bolha de prosperidade para poucos, aprofundando o abismo das nossas desigualdades. Da resistência contra a ditadura militar e da luta contra a carestia e por melhores condições de vida surgiram as forças políticas, culturais e sociais que nos levaram à redemocratização. O Partido dos Trabalhadores foi fundado por protagonistas dessas lutas.

Saiba mais

Filmes e documentários

O dia que durou 21 anos
Direção: Camilo Galli Tavares (2016)

Com áudios da Casa Branca, entrevistas e documentação de equivalente impacto, o filme mostra a participação do governo dos Estados Unidos no golpe de 1964. Cobre desde a renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961, até o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969.

Acervos Online

Documentos

Entregue em 2014, o Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) é resultado de dois anos de trabalho da Comissão instaurada para apurar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas pelo Estado brasileiro entre 1946 e 1988.

O Volume I enumera as atividades realizadas pela CNV na busca pela verdade, descreve os fatos examinados e apresenta as conclusões e recomendações dos membros da CNV para que os fatos ali descritos não voltem a se repetir.

O Volume II analisa as graves violações de direitos humanos ocorridas entre segmentos, grupos ou movimentos sociais. Mostra como militares, trabalhadores organizados, camponeses, igrejas cristãs, indígenas, homossexuais e a universidade foram afetados pela ditadura.

O Volume III relata a vida e a circunstância da morte de 434 militantes políticos.