PT: 43 anos na luta pela democracia brasileira

O povo sobe a rampa do Planalto na posse do presidente Lula, em 1 de janeiro de 2023. Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores comemora seu aniversário de 43 anos em prontidão, luta e festa. A vitória eleitoral na eleição presidencial de 2022, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva a um terceiro mandato na Presidência da República, foi decisiva para a retomada da esperança, impondo freios à extrema-direita e às forças conservadoras responsáveis pelo desmonte das liberdades e direitos inscritos na Constituição de 1988.

A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política, apresenta a exposição PT: 43 anos na luta pela democracia brasileira, convidando a revisitar os momentos, lutas e conquistas que sintetizam marcos e marcas dessa história do tempo presente, por meio de fotos, textos, charges, vídeos e outros documentos.

Ao final da exposição, apresentamos a campanha Memória da Militância, estimulando filiados e filiadas a enviar documentos digitalizados que registrem experiências militantes de construção do PT, para que integrem o Sistema de Acervos do PT (SIAC), contribuindo para que as gerações mais novas dialoguem com essa história e, também, para que pesquisadores, jornalistas e outros profissionais, nacionais e internacionais, acadêmicos ou não, acessem essas fontes e multipliquem estudos, reportagens e olhares sobre essa experiência.

Fundação Perseu Abramo
Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política

Campanha do Partido dos Trabalhadores de 1989. Crédito: Claudio Versiani.


Envie seu registro digital para o Sistema de Acervos do PT (SIAC)

`