O PT disputou as nove eleições presidenciais desde a redemocratização. Venceu cinco, perdeu quatro. Em 1989, catalizou o sonho de 31 milhões de pessoas que votavam pela primeira vez após 21 anos de ditadura. Em 1994, os 31 milhões se transformaram em 17,1 milhões de votos, os tucanos alçavam voo com o Plano Real que lhes daria a eleição naquele nao, e a reeleição de Fernando Henrique Cardoso em 1998, com 53,06%. Nesse período, Luiz Inácio Lula da Silva passava dos 17 milhões de votos da eleição anterior para 21,4 milhões em 1998.
Quatro anos de neoliberalismo depois (confira as lutas do período), o PT vencia as eleições com 52,7 milhões dos votos, dando início a sucessivas vitórias eleitorais. Em 2006, Lula se reelege com o apoio de 58,2 milhões de brasileiras e brasileiros, 60,83% contra os 39,17% de seu atual vice-presidente e à época candidato tucano, Geraldo Alckmin. Quatro anos de desenvolvimento com inclusão social depois (confira os dados dos governos Lula e Dilma), Lula elegia sua sucessora, “a mãe do PAC” e então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, naquele ano de 2010, por 55,7 milhões de votos.
Em 2014, mais uma vitória, Dilma recebia, o apoio de 54,4 milhões brasileiros, em meio a brutal processo de desestabilização do governo que culminaria no golpe dois anos depois. Em 2018, além dos graves ataques à democracia, da criminalização permanente do partido e de suas lideranças e das novas formas de disseminação da campanha de ódio, acontecia a arbitrária prisão de Lula, meses antes das eleições de 2018, mantendo-o fora da disputa eleitoral. Mesmo assim, a chapa Fernando Haddad e Manoela D´Ávila conquistou 47 milhões de votos, 44,8% ante os 55,13% do candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro.
Em 2022, após quatro derrotas e quatro vitórias, em meio à necessidade de reconstrução do país, Lula vence as eleições. Sua vitória resulta na ação de uma frente ampla, com representantes de todos os setores da sociedade contra os ataques (mortes, campanha de ódio, retrocessos…) ao Estado Democrático de Direito. A chapa Lula e Alckmin obteve apoio de 57,2 milhões de brasileiros, a maior votação da trajetória do presidente Lula, após acirrada e vitoriosa disputa eleitoral.
Confira a arte, rememore os jingles e leia cada um
dos programas de governo: