Em 1994 e 1998 as campanhas presidenciais sofrem o impacto do Plano Real, lançado em 1993 pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. A nova moeda e a manutenção da estabilidade econômica, com um alto custo social para o povo brasileiro, embalam as duas campanhas, que não causam a mesma mobilização de 1989, mas proporcionam o crescimento no número de votos obtidos por Lula. Em 1994, foram 17,1 milhões de votos. Em 1998, 21,4 milhões.

No Programa de Governo de 1998, Lula assumia “o compromisso de fazer do Brasil uma economia industrial forte, preservando as grandes empresas nacionais capazes de competir nos mercados globalizados e estimulando a micro, a pequena e a média empresa, que são as maiores geradoras de empregos. Não vamos permitir que a globalização nos relegue o papel de gerir uma economia subordinada que, sem dó nem piedade, multiplica o desemprego e a exclusão social. No meu governo vamos garantir os capitais produtivos que investirem para gerar novas riquezas no país, proporcionando os empregos que tanto necessitamos. Todo capital estrangeiro que quiser participar nessa empreitada será bem-vindo.

Assumo o compromisso de promover todos os investimentos necessários para acabar de uma vez com a humilhação a que estão submetidos, há séculos, meus irmãos nordestinos que vivem nas regiões da seca. O combate à miséria só terá êxito na medida em que garantirmos os direitos de cidadania e de participação na democracia de todos os brasileiros que hoje são marginalizados e excluídos. Vamos implantar gradativamente um programa de garantia de renda mínima para que todos neste país tenham o direito de sobreviver com dignidade e partilhar da riqueza desta Nação. Mais do que um desenvolvimento sustentável, queremos uma sociedade sustentável, em que a economia tenha no ser humano seu eixo fundamental.”

(Trecho da Carta Compromisso – Lula Presidente, Brizola Vice, 1998)
Acesse o documento

Programas de Governo

Eleições 1994
Lula Presidente, Mercante Vice

Clique e acesse a íntegra
Coração Brasileiro (quem sabe sente)
Jingle criado para a campanha presidencial de 1998, “O Brasil que conhece o Brasil”
Interpretada por José Geraldo e Moaçyr Camargo

Eleições 1998
Lula Presidente, Brizola Vice

Confira os Cadernos do Programa de Govenro no SIAC
Muda Brasil
Jingle criado para a campanha presidencial de 1994, “Lula Brasil”
Autoria e Voz: Pedro Milliet e Sérgio Sá.

Retorne à página:

A PARTICIPAÇÃO DO PT NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS A PARTIR DA REDEMOCRATIZAÇÃO