dadas
A Fundação Perseu Abramo (FPA) celebra os 120 anos do nascimento de Sérgio Buarque de Holanda [11/07/1902], referência teórica e política fundamental para o Partido dos Trabalhadores (PT), desde o período anterior à sua fundação, nas lutas pela redemocratização do país. Inaugura, nesta data, o primeiro repertório virtual do Projeto Memória da Fundação Perseu Abramo, onde Sérgio Buarque de Holanda figura entre os estudiosos debatidos e publicados, cuja obra representa o Pensamento Crítico Brasileiro.
Fundador da Esquerda Democrática, em 1946, Sérgio Buarque de Holanda esteve também presente no Colégio Sion em 10 de fevereiro de 1980, ao lado de Lula, Olívio Dutra, Manoel da Conceição, Apolônio de Carvalho e de tantos outros que vieram dos quatro cantos do país para fundar o PT. Foi um dos primeiros signatários do Manifesto de Fundação do PT, mas teve pouco tempo para acompanhar de perto sua construção: já adoecido, veio a falecer em fevereiro de 1982. Leia mais…
Sérgio Buarque de Holanda petista
Luiz Dulci*
*Artigo publicado originalmente no livro “Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil, organizado por Antonio Candido e publicado pela Fundação Perseu Abramo em 2018. Consulte abaixo a capa do livro e outros autores que escreveram para a obra.
Por que Sérgio Buarque de Holanda, aos 78 anos e já doente, fez questão de participar diretamente da fundação de um novo partido político — e de um partido com as características do PT? Que sentido ele via nessa iniciativa? Que sentido político para o país, e que sentido pessoal, existencial?
Infelizmente, Sérgio não deixou nenhum depoimento formal acerca de sua opção pelo PT. Ao que sabemos, não publicou qualquer artigo nem deu entrevistas sobre o tema. Parece que tampouco foram encontradas em seus arquivos anotações relativas ao PT.
E, no entanto, ele estava lá. Estava lá, no Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980, naquela inesquecível assembleia de líderes operários… Leia mais…
Duas Instituições indispensáveis para qualificar a ação do Partido dos Trabalhadores
Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra), ex-Presidente da Fundação Perseu Abramo.
A imagem de Sérgio Buarque de Holanda assinando a ata de Fundação do Partido dos Trabalhadores no 10 de fevereiro de 1980, fotografado por Nair Benedito, talvez fosse suficiente para entendermos porque o Centro de Memória e História do Partido escolheu seu nome para identificar-se diante da sociedade brasileira e das forças comprometidas com sua transformação democrática.
A participação militante de protagonistas de grande envergadura, menciono o professor Antonio Cândido e o companheiro Marco Aurélio Garcia, nos primeiros passos da Fundação Perseu Abramo, constituída em 1996, nos ajudam a compreender a perspectiva traçada para construir uma instituição pioneira entre os partidos políticos no país: ancorada na referência histórica das lutas dos trabalhadores para ocupar o espaço que lhes cabe na construção de uma sociedade democrática e socialista no Brasil. E erguer com ela um ambiente de diálogo plural, permanente e autônomo em relação aos partidos instituidores, com o pensamento das esquerdas no Brasil, na América Latina e no mundo. Leia mais…
Clique aqui para acessar o convite do Seminário “Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil”, realizado pela Fundação Perseu Abramo de 26 a 27 de novembro de 1997. A coordenação foi realizada por Antonio Candido, contou com as presenças de Luiz Dulci, Candido Antonio Mendes de Almeida, Maria Odila da Silva Dias, Ilana Blaj, Ronaldo Vainfas, Raimundo Faoro, Antonio Arnoni Prado e Ronaldo Marcos. O evento deu origem ao livro, abaixo, de mesmo nome, lançado em 1998 pela FPA e organizado por Antonio Candido. Veja abaixo as fotos do lançamento do livro.
Livro lançado em 1998, como resultado do Seminário de mesmo nome ocorrido em 1997.
Acesse aqui a réplica de Marcos Costa sobre a obra “Para uma nova história -Sérgio Buarque de Holanda”.
Acesse aqui a notícia de lançamento da obra, realizada em São Paulo no dia 18/04/2011, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.
Acesse aqui a notícia de lançamento da obra, realizada em São Paulo no dia 18/04/2011, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.
Sérgio Buarque de Holanda sempre assumiu atitudes e responsabilidades de natureza política, em sentido estrito e em sentido amplo. Membro fundador, em 1945, da Esquerda Democrática (denominada a partir de 1947 Partido Socialista Brasileiro), desempenhou também, inclusive como presidente, papel importante na liderança da Associação Brasileira de Escritores, fundada em 1942 no Rio de Janeiro para defender os interesses profissionais dos autores, mas também para desenvolver contra a ditadura do Estado Novo atividades culminadas em janeiro de 1945 no 1° Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo, do qual resultou uma declaração de princípios em defesa da democracia. Sérgio participou dele, como participou em 1949 do 2° Congresso Paulista de Escritores, em Jaú, no qual deu redação final à declaração que abria uma fase nova na vida daquele tipo de associações, ao afirmar que, sem prejuízo da eventual participação política como cidadão, o escritor era livre para cultivar a sua vocação, sem injunções ideológicas.
Durante a ditadura militar, instaurada pelo golpe de 1964, ele não apenas participou ativamente do Centro Brasil Democrático, foco de oposição, como tomou a iniciativa de atos contrários ao regime. Não espanta, portanto, que em 1980 tenha aderido imediatamente ao Partido dos Trabalhadores… Leia mais…
Ações atuais da secretaria
Imagens do lançamento do livro Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil, ocorrido em São Paulo/SP, no dia 02 de junho de 1998. Antonio Candido foi o organizador da obra, que possui textos de Antonio Arnoni Prado, Ilana Blaj, Luiz Dulci, Maria Odila Leite da Silva Dias, Ronaldo Vainfas e Raymundo Faoro. Acervo CSBH/FPA. Todos os esforços foram feitos para determinar a origem das fotos. Teremos prazer em creditar as fontes caso se manifestem.
seee
O Centro Sérgio Buarque de Holanda recomenda a leitura da edição crítica de Raízes do Brasil lançada pela Cia das Letras na ocasião dos 80 anos de lançamento da obra.
Clique aqui para acessar a página da editora.
Raízes do Brasil é uma das obras fundadoras do pensamento sobre a sociedade brasileira. No método de análise e estilo da escrita, na sensibilidade para a escolha dos temas e erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos de grande escritor. Esta edição, que comemora os oitenta anos de publicação da obra, traz uma verdadeira arqueologia de sua produção. Por meio de notas e variantes, mostra que, leia mais…
Título original: Raízes do Brasil – edição crítica
Páginas: 544
Formato: 13.90 X 21.60 cm
Peso: 0.73 kg
Acabamento: Livro capa dura
Lançamento: 26/07/2016
ISBN: 9788535927610
Selo: Companhia das Letras
Acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, Fundação Perseu Abramo.
CANDIDO, Antonio (org.). Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Estudos Coligidos. Livo I. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Estudos Coligidos. Livo II. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2011.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. COSTA, Marcos (org). Para uma nova história – Sergio Buarque de Holanda. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, Edição comemorativa. Organização de Pedro Meira Monteiro e Lilia Moritz Schwarcz.
RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Editora Alameda, 2011.
O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem a custódia do acervo do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Parte dessa documentação está digitalizada e encontra-se disponível em nossa base de dados. Clique aqui para acessá-la.
Contribua para a Campanha Memória da Militância, digitalize e envie para nós documentos, fotos ou audiovisuais da construção do PT, ou conte-nos sua história de militância. Clique aqui para fazer a sua doação!