Apresentação

A Fundação Perseu Abramo (FPA) celebra os 120 anos do nascimento de Sérgio Buarque de Holanda [11/07/1902], referência teórica e política fundamental para o Partido dos Trabalhadores (PT), desde o período anterior à sua fundação, nas lutas pela redemocratização do país. Inaugura, nesta data, o primeiro repertório virtual do Projeto Memória da Fundação Perseu Abramo, onde Sérgio Buarque de Holanda figura entre os estudiosos debatidos e publicados, cuja obra representa o Pensamento Crítico Brasileiro.

Fundador da Esquerda Democrática, em 1946, Sérgio Buarque de Holanda esteve também presente no Colégio Sion em 10 de fevereiro de 1980, ao lado de Lula, Olívio Dutra, Manoel da Conceição, Apolônio de Carvalho e de tantos outros que vieram dos quatro cantos do país para fundar o PT. Foi um dos primeiros signatários do Manifesto de Fundação do PT, mas teve pouco tempo para acompanhar de perto sua construção: já adoecido, veio a falecer em fevereiro de 1982.

Criada em 1996, a Fundação define quatro linhas de atuação: a recuperação da memória e história do PT; a reflexão ideológica, política e cultural; as pesquisas de opinião pública, e a socialização do patrimônio político-ideológico-cultural brasileiro, através de conferências, debates, publicações e educação política.

Em 1997, o projeto de reflexão político-ideológica, em parceria com universidades brasileiras, dá início à série que o professor Antonio Candido denominou “Pensamento Radical”, com o objetivo de resgatar o pensamento nacional por meio da análise da obra de vários autores que se caracterizam por uma visão transformadora da sociedade brasileira.

O primeiro seminário dessa série foi Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil, transformado em livro em 1998. Coordenado pelo professor Antonio Candido, contou com a presença de importantes estudiosos brasileiros, como Antonio Arnoni Prado, Ilana Blaj, Maria Odila Leite da Silva Dias, Raymundo Faoro, Ronaldo Marcos dos Santos e Ronaldo Vainfas.

Em setembro de 2001, em iniciativa inédita entre os partidos políticos brasileiros, a Fundação inaugura o Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política (CSBH), homenageando Sérgio Buarque de Holanda. Assim, consolida o projeto de preservação e difusão da memória do PT.

Para consultar outros documentos sobre Sérgio Buarque de Holanda, acesse o acervo da Unicamp. Desde 1983 a instituição abriga  o acervo composto de documentos, livros, móveis e objetos dele.

Equipe CSBH 

Curadoria: Maria Alice Vieira 

Pesquisa e edição: Rafael Vieira Valente, Sarkis Alves e Vanessa Nadotti 

Organização, digitalização e informatização dos conjuntos documentais: Guido Alvarenga, Irani Menezes, Rodrigo César, Carolina de Sousa e Yasmim Chan 

Colaboração: Juliana Sakai 

Montagem: Rafael Valente, Vanessa Nadotti

Diretora responsável: Elen Coutinho 

Fundação Perseu Abramo 

Presidência: Aloizio Mercadante;
Diretoria: Alberto Cantalice, Artur Henrique da Silva Santos, Carlos Henrique Árabe, Elen Coutinho, Geraldo Magela Pereira, Jéssica Italoema, Jorge Bittar, Valter Pomar e Vivian Farias. 

Voltar para a exposição

`