Disponibilizamos ao público uma seleção de entrevistas com militantes históricos da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores. O projeto de história oral integrou o “Marcos das lutas e das conquistas de combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil na construção do Partido dos Trabalhadores, nas memórias de seus integrantes e no acervo da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR)”, contemplado na XXIV convocatória do Programa Adai – Iberarquivos, executado pelo CSBH. 

Constituímos um conjunto de registros audiovisuais, com base na metodologia de história oral, de lideranças e militantes que fizeram parte da trajetória da Secretaria, e que podem contribuir com olhares e novos elementos no fortalecimento e registro dessa importante memória. As entrevistas buscaram captar  a apreensão dos sujeitos históricos sob uma experiência específica, que foi a criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo e suas lutas. O foco não foi a experiência de vida pessoal do entrevistado, no entanto, temos o entendimento de que essas histórias se mesclam e coexistem. 

Na entrevista foram abordadas questões sobre a construção e consolidação da SNCR/PT, de acordo com a atuação individual de cada membro, norteados pelas narrativas sobre o papel da Secretaria na luta antirracista e atuação no interior do PT, a contribuição da SNCR na promoção de políticas públicas para o Brasil, a experiência pessoal de militância no interior da Secretaria, e por fim, relações com os movimentos sociais.

O resultado foi um riquíssimo conjunto de entrevistas que contribuem de maneira fundamental para registro sobre a luta antirracista no interior do Partido dos Trabalhadores, apontando os desafios, limites, contradições, vitórias e êxitos na trajetória de construção da SNCR.

A qualidade do conjunto e registro das entrevistas não teriam acontecido sem o fundamental trabalho de Paulo César Ramos, que realizou todas as entrevistas e conduziu o roteiro junto aos entrevistados. 

Paulo é coordenador do Projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, onde também cursou a graduação em Ciências Sociais e tem especialização em Análise Política e Relações Institucionais (Universidade de Brasília). Atualmente coordena o projeto de pesquisa, formação e mobilização Reconexão Periferias e é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento onde coordena o Projeto Afro Memória no AFRO – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial, em parceria com o Arquivo Edgard Leuenroth, da Unicamp. Cumpriu período de Pós-Doutorado na Universidade da Pensilvânia, no Centro de Estudos Latino Americanos. É autor do livro “Contrariando a estatística”: genocídio, juventude negra e participação política (Alameda Editorial, 2021).

 

Antônia Pedrosa

 

Carlos Porto

 

Flávio Jorge

 

Givânia Silva:

 

Ivonete Carvalho

 

José de Oliveira

 

Martvs das Chagas

 

Matilde Ribeiro

 

Matilde Ribeiro – video 2

 

Roseli de Oliveira

 

Zélia Amador