O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA), tem a satisfação de disponibilizar ao público a atualização deste Repertório Virtual Marcos das lutas e das conquistas do combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT).

A primeira vez que lançamos este conteúdo ao público foi em 2022, por ocasião das comemorações de luta em razão do 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Era o segundo repertório do Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores, desenvolvido pelo CSBH até os dias atuais, que busca organizar, pesquisar, informatizar, digitalizar e divulgar os acervos sob nossa custódia. Tendo esse objetivo em vista, naquele mesmo ano, concorremos ao edital de chamada pública da Iberarquivos, iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do patrimônio documental, que busca contribuir para o crescimento do Espaço Cultural Ibero-americano. Fomos contemplados XXIV convocatória de apoios a projetos arquivísticos do Programa Adai, por meio do projeto nº2022/007.

A partir dessa parceria, queríamos multiplicar as ações em relação ao acervo da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, ampliando o número de documentos organizados, digitalizados e disponíveis ao público, bem como realizar oficinas com os com a participação da Secretaria Nacional e estaduais para incorporação de novos documentos, e ainda, realizar um projeto de história oral com seus integrantes, como forma de enriquecer o acervo e o registro da memória de luta dos militantes e da SNCR.

O rico resultado deste trabalho é apresentado agora ao público, com a incorporação de 664 documentos digitalizados no Sistema Integrado de Acervos do CSBH, totalizando aproximadamente 3500 páginas digitalizadas. Além disso, realizamos cinco oficinas sobre a preservação dos registros documentais, e ainda 10 entrevistas com militantes históricos da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo. O trabalho foi integralmente desenvolvido pela equipe do Centro Sérgio Buarque de Holanda, com o apoio da Iberarquivos.

Acesse a documentação, cronologias, imagens e audiovisuais. A documentação e seções pretendem ser um roteiro dos debates estabelecidos sobre a temática do racismo estrutural brasileiro e pela promoção da igualdade social, no interior do PT, com os movimentos sociais e na sociedade brasileira. Para isso tornamos público os documentos que registram políticas públicas e ações legislativas aprovadas a partir dos anos 1980, com a redemocratização do Estado e a promulgação da Constituição de 1988. Importante ressaltar a publicização de diversas políticas implementadas durante os governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2016. 

Visite o Repertório e navegue pelas seções:

  • Marco de lutas dos movimentos sociais, sociedade civil e resistência no combate ao racismo; 
  • A agenda do combate ao racismo nos acervos do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (DN/PT); 
  • A criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT (SNCR/PT); 
  • História Oral: histórias de lutas e de construção da ação setorial de combate ao racismo no PT, vitórias e desafios;
  • Ações afirmativas, conquistas e políticas públicas do movimento negro de combate ao racismo; 
  • A contribuição da Fundação Perseu Abramo (FPA) nas lutas de combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial; 
  • Memórias da militância 

É importante registrar que parte da documentação dos setoriais do PT encontra-se ainda dispersa, até porque essa estrutura é a mais informal e menos institucionalizada no interior do partido.  Por isso, o CSBH está recebendo doações dessas experiências de construção partidária na área Memórias da Militância, também disponível na última seção deste repertório.

Há muito ainda a ser recuperado. Antecipadamente, nos desculpamos pelas lacunas com a expectativa de que esses primeiros passos fortaleçam a compreensão da importância dos registros, estudos e principalmente da difusão dessa memória coletiva. 

 

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

Flávio Jorge,  Martvs Chagas, Paulo Ramos, Roseli Maria de Oliveira e Silva.

Todo este trabalho contou com a consulta técnica, expertise e apoio de Solange de Souza, que nos orientou na escrita do projeto, no desenvolvimento e revisão técnica dos itens documentais.

Agradecemos também aos fotógrafos cujo acervo estão sob a guarda do CSBH/FPA: Diosdete Ferreira, Fernando Cruz, Ibanes Lemos, Luiz P. P. Lima, Roberto Parizotti, Vera Jursys.

 

CENTRO SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA – DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA POLÍTICA

Coordenadora: Vanessa Nadotti

Arquivista: Sarkis Alves

Colaboradores: Guido Alvarenga, Irani Dias Menezes, Juliana Tomoe Sakai, Rafael Vieira Valente, Suzi Alves

Estagiárias e estagiários: Laura Finesso Chalegre, Yasmim Chan de Lima, Bruno de Oliveira Santos, Luís Henrique Toledo Nunes

Coordenadora Geral do Projeto nº2022/007: Elen Coutinho

Responsável Técnico pela Execução: Guido Alvarenga

 

DIRETORIA EXECUTIVA DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Presidente: Paulo Okamotto

Vice-presidenta: Vivian Farias

Diretoras: Elen Coutinho e Naiara Raiol

Diretores: Alberto Cantalice, Artur Henrique da Silva Santos, Carlos Henrique Árabe, Jorge Bittar, Valter Pomar, Virgílio Guimarães.

 

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

www.fpabramo.org.br

IBERARCHIVOS

https://www.iberarchivos.org/pt/