A Fundação Perseu Abramo apresenta dois vídeos para subsidiar a estratégia de campanhas eleitorais municipais. O primeiro quer melhorar o diálogo com as pessoas idosas e o outro traz dicas sobre a necessidade de se valorizar e se comprometer com as políticas de assistência social.

No caso dos idosos, a consultora e pesquisadora de Economia do Envelhecimento, Maria do Carmo Guido, explica os cuidados que devem ser dedicados a esse público, que representa 15,8% da população brasileira, segundo o Censo 2022. Para tanto, reforça que eles devem ser considerados como importantes agentes econômicos, e não um peso à sociedade.

Mobilidade e política de cuidados

Nesse sentido, a estudiosa destaca ser preciso remanejar investimentos na previdência e na seguridade social, uma vez que essa faixa etária tem aumentado no país. Além disso, reforça a adoção de medidas que facilitem a locomoção dessas pessoas. “A mobilidade urbana não é cara, ela é acessível”, afirma na gravação.

No segundo vídeo, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, traça um panorama sobre o que significam as políticas de assistência social para o conjunto da população.

A partir disso, ela lembra a relevância das candidaturas petistas apresentarem propostas e assumirem compromissos que valorizem a chamada primeira infância, o combate à fome e o direito universal dos cidadãos às ações de proteção social.

Os vídeos estão disponíveis na página FPA nas Eleições 2024 , que consiste em uma série de manuais e cartilhas (em formato digital para download) e vídeos temáticos sobre os mais diferentes temas que dizem respeito ao cotidiano dos municípios.

Assista os vídeos

Dicas para dialogar com a população idosa
Valorizar as políticas de assistência social
`