O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA) disponibilizou ao público o repertório virtual O novo Sindicalismo na construção do PT.

Este trabalho integra o quinto repertório do Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT) cujo objetivo é pesquisar, organizar, informatizar, digitalizar e divulgar os acervos sob a custódia do CSBH/FPA.

Neste ano são comemorados os quarenta anos da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), comemorado em 28 de agosto, uma das mais importantes organizações sindicais do Brasil, e por isso o CSBH preparou este repertório com o objetivo de somar às contribuições sobre a luta sindical no país.

Foi disponibilizado um conjunto de documentos que mostram a articulação dos militantes sindicais no interior do partido e os esforços de criação de uma Secretaria Sindical Nacional para aglutinar os petistas sindicalistas, de maneira a fortalecer a luta sindical no interior do Partido. Há textos, cronologias, imagens e audiovisuais, um roteiro dos debates estabelecidos sobre a temática do sindicalismo brasileiro na defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à democracia e ao socialismo.

O repertório ainda oferece uma seleção de documentos que registram políticas públicas e ações legislativas aprovadas a partir dos anos 1980, com a redemocratização do Estado e a promulgação da Constituição de 1988, além de muitas das políticas implementadas durante os governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2016.

Acesse os outros repertórios virtuais pelo Centro Sérgio Buarque de Hollanda – Documentação e Memória Política:

Das lutas pela redemocratização do país à Secretaria Nacional LGBT do PT

Marcos das lutas e das conquistas do combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT)

Sérgio Buarque de Holanda: 120 anos

Muito Prazer, Mulheres do PT

`