DISPUTA DE PROJETOS

A disputa eleitoral de 2014 vem sendo marcada por um pesado ataque ao nosso projeto, ao nosso governo e ao PT, por parte de setores da elite conservadora e da mídia oligopolista, que funciona como verdadeiro partido de oposição.

Aliás, em diferentes países da América Latina, as forças de direita parecem adotar uma tática similar contra as forças democráticas e populares. Nos últimos anos, foram pelo menos dois os golpes de Estado (Honduras e Paraguai). E em várias eleições, a direita busca dividir os países ao meio, lançando mão para isto do terrorismo econômico, do denuncismo supostamente anticorrupção e das mobilizações de rua. O PT está preparado para este tipo de enfrentamento, ao qual responderemos antes de tudo com propostas programáticas que apontem para mudanças substantivas do nosso futuro.

Nossos adversários representam um projeto oposto ao nosso, muito embora

um deles se esforce em transmutar-se em uma suposta terceira via. Guardadas diferenças secundárias e temporais, arregimentam os interesses privatistas, rentistas, entreguistas, sob o guarda-chuva ideológico do neoliberalismo e de valores retrógrados do machismo, racismo e homofobia, daqueles que pretendem voltar ao passado neoliberal, excludente e conservador. [p. 04.]

Acesse aqui o dossiê de documentos do XIV Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores em nossa base de dados.

`