O 10º Encontro Nacional do PT ocorreu no município de Guarapari (ES), entre os dias 18 e 20 de agosto de 1995, ano do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. Nesta edição, foi deliberado, entre outros pontos, a criação da SNCR-PT.

Embora a Secretaria tenha sido criada somente naquele ano, a luta antirracista é presente dentro do partido desde suas origens. Exemplo disso é a “Declaração Política do PT”, publicada pelo Movimento Pró-PT em 1979, afirmando que a ideia de se construir o “(…) Partido dos Trabalhadores surgiu com o avanço e o fortalecimento desse novo e amplo movimento social que, [à época], se estendia das fábricas aos bairros; dos sindicatos às comunidades eclesiais de base; dos Movimentos contra a Carestia às associações de moradores; do Movimento Estudantil e de intelectuais às associações profissionais; do movimento dos negros ao movimento das mulheres; e ainda outros, como os que lutam pelos direitos das populações indígenas”.

Nos anos seguintes, foram criadas a Comissão de Negros do PT, em 1982, e a Subsecretaria Nacional de Negros do PT, em 1988, no contexto das mobilizações em função do centenário da Abolição. Em 1989, quando o PT se organizava para disputar sua primeira disputa eleitoral para presidência, aprovou no seu 6º ENPT o documento “As bases do PAG – Plano de Ação do Governo”, no qual já estavam delineadas as primeiras construções em termos de políticas para o combate ao racismo no Brasil. 

 

Acesse aqui o dossiê do 10º ENPT, e aqui o folder do 10º encontro que reflete os séculos de luta de negros e negras.