Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação abrem a série de encontros com dirigentes, lideranças e especialistas previstos para acontecer no mês de março  

Henrique Nunes 

O trabalho realizado pelos Núcleos de Acompanhamento às Políticas Públicas (Napps) segue como parte indispensável da Fundação Perseu Abramo na construção de candidaturas petistas Brasil afora – a previsão é que o partido tenha mais de 3 mil nomes na disputa.  

Na primeira semana de março, dois debates temáticos foram realizados pelos núcleos, ambos por meio do projeto “FPA nas Eleições”. O primeiro, no dia 4, foi do Napp de Ciência, Tecnologia e Inovação, que resultou ao final na formatação de uma série de ideias para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável nas cidades do país. 

NAPP Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta panorama sobre desenvolvimento sustentável que sirva de base para a construção de programas de governo petistas

Para Paulo Okamotto, presidente da FPA, “o desafio dos NAPPs é manter a produção de conhecimento e contribuir para o que governo atue cada vez melhor”. Segundo Okamotto, é preciso entender por que o Brasil não acompanhou o ritmo de países como China e Coreia do Sul no desenvolvimento de tecnologias e na modernização das cidades.

“Esta é uma área em que devemos ter uma dedicação extra diante do relativo atraso do Brasil em ciência e tecnologia se comparado a outras nações como China e Taiwan. Temos totais condições de promover um desenvolvimento que preserve direitos e melhore a condição da população nas cidades”, concluiu.

Em mensagem por vídeo, a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, endossou a importância dos NAPPs em pautar ainda mais as candidaturas petistas com propostas e ideias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. “Os núcleos se transformam assim como o país se transforma. Por isso trabalhamos cada vez mais forte para que tenhamos elementos para debater qualquer tema sempre em sintonia com o atual momento em que vivemos. A gente sabe que as eleições têm papel fundamental no desenvolvimento do país. Isso passa pela construção de cidades modernas e que tenham oferta de serviço público de qualidade. Esse seminário irá contribuir para o PT de todos os lugares do Brasil”, avaliou.

Uma das participantes do debate foi Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, que elogiou a disposição do presidente Lula em incluir o tema na agenda prioritária do governo: “Quando apresentamos ao Lula o programa Nova Indústria Brasil (NIB), foi muito acertada a maneira como o presidente resolveu tocar este tema a partir de um conselho nacional, um espaço paritário entre governo e sociedade civil, que pensasse e elaborasse ideias para retomar a industrialização do país de maneira sustentável”.

Lançado em janeiro, o NIB é um conjunto de ações para o desenvolvimento do país com metas a serem colocadas em prática nos próximos 10 anos. “Nós propusemos um trabalho com metas ambiciosas que geram responsabilidades para cada um dos atores da sociedade e transformem positivamente as cidades”.

Acesso à Educação é defendido por palestrantes

A possibilidade de contar com um novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujo Projeto de Lei foi apresentado ao Congresso no final de janeiro, tem aumentado as expectativas de quem trabalha ou tem trajetória ligada à defesa do setor.

Nomes como o da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, da senadora Teresa Leitão e da governadora do RN, Fátima Bezerra, todas elas professoras, foram unânimes ao citar o PL como ponto de virada da Educação Nacional. Mas alertaram: o debate sobre o tema tem que ser feito nas cidades, com lideranças municipais, e pela ampliação do acesso a escolas após anos de desmonte sob a gestão de Jair Bolsonaro.

As lideranças petistas participaram do debate promovido pelo Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (NAPP) de Educação. A iniciativa faz parte do projeto “FPA nas Eleições”, criado para que propostas e ideias como as apresentadas na quarta, dia 6,

“O direito à Educação tem que ser o nosso foco. Passamos por um momento de completa ausência do governo federal, com Jair Bolsonaro, para evitar o abandono de alunos e alunas nas escolas e agora é hora de nos reerguermos. Com Lula, temos que levar o debate para todos os cantos do país sobre a necessidade de um plano nacional que amplie o acesso à Educação”, avaliou Fátima Bezerra, por meio de carta enviada ao evento.

O trabalho do NAPP Educação irá contribuir para experiências positivas endossem o chamado “modo petista de governar”. Um desses exemplos está em Juiz de Fora: sob a gestão de Margarida Salomão, a cidade mineira conseguiu levar acesso a creches para 100% das crianças.

“Espero que o trabalho que fizemos seja levado para os programas de governos de diversas outras cidades e inspire políticas semelhantes de acesso à Educação”.

Para a senadora Teresa Leitão, a tarefa de todos é “conectar as pessoas a essas políticas. O que significa por exemplo o aumento da verba para merenda? Isso que precisamos reforçar esse discurso

Ao longo do mês, NAPPs como Direitos Animais, Mudanças Climáticas e Igualdade Racial também farão encontros para contribuir na elaboração de programas de governo petistas.

`