Em discurso, o presidente da Fundação Perseu Abramo Paulo Okamotto exaltou o trabalho da instituição que produz e difunde conhecimento. “Esse partido tem muito conhecimento para entregar aos nossos candidatos e candidatas”, defendeu. “É preciso discutir as nossas deficiências organizativas, políticas e ideológicas, para que possamos ter um partido que nunca, jamais esqueça o porquê e para quem ele foi criado”.

Paulo Okamotto se dirigiu também aos candidatos presentes na conferência para lembrá-los das responsabilidades que têm os que se dispõem a lutar. “Vocês terão que ser os mais bravos lutadores sociais. Vocês vão ter que ter realmente um compromisso forte com o nosso partido, com o Partido dos Trabalhadores”, disse Okamotto. 

A seguir, a íntegra do discurso:

Boa noite a todos os companheiros e companheiras,

Antes de começar a falar com vocês, eu gostaria de cumprimentar o companheiro Lula. O nosso Presidente da República, e, em nome dele, cumprimento a todos os políticos aqui presentes, a companheira Gleisi e, em nome dela também cumprimentar todos as companheiras deputadas federais, deputados estaduais, vereadoras e ministras. Cumprimento também o companheiro Geraldo Alckmin, e com ele todos os nossos aliados, parceiros dessa caminhada.

Quem teve a oportunidade de estar hoje, aqui, pela manhã, participando dos eventos feitos pela Fundação Perseu Abramo; feitos pela Escola Nacional do Partido dos Trabalhadores, feitos pela Secretaria Nacional de Formação, pode perceber que esse partido tem muito conhecimento para entregar aos nossos candidatos e candidatas. 

Quem teve oportunidade de ouvir a nossa discussão dos vários grupos que fizemos pela manhã? Vocês perceberam que esse partido tem história e esse partido tem história mesmo? Quando eu vejo a homenagem dessa conferência ao nosso companheiro Marco Aurélio Garcia, eu penso na grande responsabilidade que cada um e cada uma de vocês têm pela frente. 

E é por isso, companheiros e companheiras, que a Fundação Perseu Abramo tem se dedicado a produzir conhecimento, tem se dedicado a difundir conhecimento, tem se dedicado a discutir as nossas deficiências organizativas, políticas e ideológicas, para que possamos ter um partido que nunca, jamais esqueça o porquê e para quem ele foi criado e ele foi criado.

E ele [o PT] é a causa maior da nossa existência para defender a classe trabalhadora, para defender os mais humildes, para defender aqueles que mais precisam do Estado. Portanto, nós teremos que estar muito preparados para levar essa batalha à frente. Nós temos que ter muito conhecimento para levar essa batalha para a frente. Eu tenho certeza de que essa conferência, que a companheira Gleisi teve o prazer de organizar junto com vários companheiros da direção do partido, é, talvez, a maior festa democrática que aconteceu nos últimos anos.

Vocês imaginem a responsabilidade de vocês. Vocês imaginem a visão que nós temos quando a gente percebe que cada militante, cada companheiro e companheira que sair da sua cidade, gastando seus recursos para vir aqui participar desse grande evento, dessa conferência. Portanto, quando vocês forem eleitos – e muitos de vocês serão eleitos – não se esqueçam da responsabilidade de vocês.

Vocês terão que ser, cada um de vocês, o mais responsável dos nossos militantes. Vocês vão ter que ser o exemplo para a nossa sociedade. Vocês terão que ser os mais bravos lutadores sociais. Vocês vão ter que ter realmente um compromisso forte com o nosso partido, com o Partido dos Trabalhadores. 

Portanto, eu encerro dizendo para vocês Viva o Partido dos Trabalhadores, viva o Partido dos Trabalhadores, Viva! Viva o povo brasileiro! Muito obrigado, gente!

Paulo Okamotto

9 de dezembro de 2023

Mesa de Abertura da Conferência Eleitoral Marco Aurélio Garcia

`