Iniciativa, que acontece nos dias 6 e 7 de abril, pretende mobilizar todas as pré-candidaturas do partido rumo às Eleições Municipais; inscrições vão até o dia 5

O retorno de Lula ao Governo Federal trouxe paz e alento para a maioria da população e barrou o projeto autoritário e golpista de Jair Bolsonaro. O próximo desafio é reconquistar espaço nos municípios e eleger o maior número de candidatos e candidatas por todo o Brasil nas eleições de 2024.

Para dar a largada na disputa, o Partido dos Trabalhadores, com o apoio da Fundação Perseu Abramo e da Escola Nacional de Formação, convoca os Diretórios Municipais para o “Dia D, Jornada de Mobilização e Planejamento”. A iniciativa, que ocorre entre 6 e 7 de abril, tem o objetivo de organizar as campanhas nas cidades e iniciar um calendário de mobilização. As pré-candidaturas podem ser registradas até o dia 5.

Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, comentou a iniciativa, que considera o momento de virada de chave para as eleições. “O Dia D será o ponto de partida para uma série de outras ações cujo objetivo é ampliar a influência do partido do eleitor e da eleitora que vivem longe das capitais”, avaliou. 

 “A vitória de Lula freou, mas não acabou com o projeto da extrema-direita, que tem sua base eleitoral justamente no Interior do país. É urgente levar a nossa mensagem, que é em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora, para todos os cantos. Os nossos candidatos, tanto no Executivo quanto no Legislativo, serão os porta-vozes dessa mensagem”, completou Okamotto. 

Como se candidatar 

As candidaturas poderão ser inscritas até o dia 5 por meio da plataforma Candidate-se, disponível dentro da Área PT e da Casa 13. Cabe aos Diretórios Municipais concluir as inscrições, tanto de quem já tem mandato quanto de quem se lançará na disputa após a realização das plenárias do partido nos municípios. 

Todas as pré-candidaturas, que serão analisadas internamente, receberão material de orientação para a disputa, com programas de governo alinhados ao governo federal, sem excluir demandas específicas da realidade de cada município. 

Pelas redes sociais, o deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, lembrou que o Dia D terá a participação de diversas outras áreas do partido. “Estaremos todos juntos, recebendo as orientações de como nos preparar e disputar as Eleições em outubro próximo”, resume.

O que fazer antes e depois do Dia D

Quem pretende se candidatar precisa ter em mente questões como expectativas de votação, possíveis redutos eleitorais, capacidade de mobilização, entre outros pontos. As informações detalhadas podem ser encontradas em uma cartilha, que foi elaborada de forma a se apresenta didaticamente. Estará disponível para acesso no site da Fundação Perseu Abramo 

Caso a pré-candidatura se confirme, os nomes envolvidos terão que montar uma agenda de mobilização, que será realizada em datas definidas pelo partido. Outra etapa é o lançamento das pré-candidaturas em todas as regiões da cidade, com o objetivo de conquistar o maior número de eleitores e eleitoras possível. 

FPA nas Eleições

Além de ajudar a formatar o Dia D, a Fundação Perseu Abramo tem realizado diversas outras iniciativas por meio do projeto FPA nas Eleições. Uma delas foi a criação de uma plataforma onde é possível enviar propostas que possam contribuir com melhorias na vida da população.

A plataforma é administrada pelos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas (Napps) da Fundação, responsáveis também pela organização e validação das propostas recebidas. Nas últimas semanas os Napps vêm realizando debates temáticos com a participação de lideranças políticas, especialistas e representantes da sociedade civil. 

`