No Dia dos Povos Indígenas, governo lança campanha para dar visibilidade à luta indígena

RESPEITO Sonia Guajajara anuncia a campanha do governo em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, ao lado do colegas Wellington Dias e Anielle Franco

Em uma conquista histórica do governo Lula, que criou pela primeira vez o Ministério dos Povos Indígenas, a campanha “Nunca mais um Brasil sem nós” foi lançada na quarta-feira, 19, em celebração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas. Segundo a ministra Sonia Guajajara, a ação propõe dar visibilidade à luta dos 305 povos indígenas que resistem e existem no Brasil. Esses povos garantem a preservação de 274 línguas faladas e habitam todos os biomas brasileiros como protagonistas da sua preservação.

Lula celebrou a data, lembrando a participação das duas líderes indígenas no governo popular. “Pela primeira vez no Brasil, estamos vivendo a experiência de termos um Ministério dos Povos Indígenas com uma mulher indígena comandando a pasta, Sonia Guajajara, assim como a Funai, presidida por Joenia Wapichana. Esse é um motivo de orgulho para o país”, destacou.

“A luta dos povos indígenas pela preservação do meio ambiente e nosso planeta é histórica e deve ser valorizada e apoiada”, disse o presidente. Sônia Guajajara também ressaltou o compromisso do governo e os avanços conquistados em pouco mais de 100 dias, depois da barbárie promovida pelo governo anterior.

“Sabemos dos enormes desafios que temos pela frente, e justamente por isso é tão importante ressignificar este dia e celebrar nossas conquistas até aqui”, disse a ministra. “Em pouco tempo já tivemos grandes avanços e teremos muitos mais, não apenas neste Abril Indígena, como em todo este ano e neste governo. Sempre digo que não será fácil superar 522 anos em quatro, mas estamos dispostos, como um governo verdadeiramente comprometido com as causas indígenas, a fazer deste momento a grande retomada da política indígena no Brasil”. •

`