A cantora brasileira, maior estrela do pop nacional, declara voto na candidatura do petista nas eleições presidenciais de outubro e chacoalha a internet. O ex-capitão do Exército sentiu o golpe

 

De onde ninguém esperava, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ganhou um apoio de peso. A cantora Anitta — a maior e mais importante estrela da música pop brasileira — anunciou na terça-feira, 12, que vai votar em Lula e declarou que está disposta a ajudar a campanha da chapa do movimento Vamos Juntos pelo Brasil na internet.

“Não sou petista [Partido dos Trabalhadores] e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na Internet, tik tok, Twitter, Instagram é só me pedir que, estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral, eu farei”, escreveu a rainha do pop na sua conta no Twitter.

A cantora tem mais de 62 milhões de seguidores só no Instagram. Ela disse que o anúncio aconteceu na sequência do homicídio de Marcelo Arruda, ocorrido no domingo, 10, quando um apoiador do governo Bolsonaro invadiu a festa de aniversário, matando-o a tiros, num crime claramente feito por motivação política, apesar do que disse a Polícia Civil do Paraná.

“Se não houvesse uma morte envolvida neste caso do ‘apoiador’ de Lula que foi atacado por um bolsonarista eu diria que a burrice dessas pessoas chega a ser engraçada. Mas não. É apavorante”, escreveu Anitta. E acrescentou: “Mas a postura extremamente agressiva e antidemocrática dessa gente não me deixa outra opção. É Lulalá… seus burros, agressores, autoritários e violentos”.

A cantora vestiu a camisa de Lula: “A partir deste momento eu sou Lulalá primeiro turno. E lutarei por uma novidade na politica presidencial brasileira nas próximas eleições”. Lula reagiu à manifestação de apoio: “Vamos juntos envolver o Brasil!”, escreveu no Twitter, em referência à canção “Envolver”.

Principal adversário de Lula, Bolsonaro acusou o golpe e mostrou que ficou incomodado com a declaração de apoio de Anitta. Em conversa com repórteres em Vitória do Mearim, no Maranhão, Bolsonaro buscou desqualificar a cantora, que declarou voto em Lula. “Essa é a Anitta, que tem uma influência sobre jovens. Tem, a gente reconhece. E o que eu faço com os jovens da Anitta? Eu estou garantindo a liberdade de vocês”, disse.

Bolsonaro disse que defender o uso da erva é o máximo que a funkeira consegue. “Vi a Anitta cobrando do Lula, né? Tô te dando o maior apoião. Libera a maconha aí, Lula! É o limite dela, né?”

O anúncio de Anitta ganhou repercussão internacional. O jornal argentino Hoy publicou a notícia incluindo a resposta de Lula à cantora no Twitter. O mexicano 24 Horas – El Diario sin Límites  —reforça a influência de Anitta nas redes sociais. São 20 milhões de seguidores no TikTok. Até o diário americano Washington Post abordou a tomada de lado da cantora numa eleição bastante polarizada, reforçando que a comunicação  dela com os jovens é grande e terá impacto eleitoral. •

`