O povo brasileiro hoje tem liberdade para se expressar, para se organizar e se manifestar. Pode escolher livremente seus governantes e representantes. Mas nem sempre foi assim. A democracia não caiu do céu. Demandou muita luta. Custou o sacrifício de muitos brasileiros e brasileiras, desde os tempos do Brasil colonial até hoje.

Essa história viva foi escrita por todos que, durante cinco séculos, lutaram pela justiça e pela liberdade. Por indígenas como Sepé Tiaraju, por negros, como Zumbi dos Pamares, Lucas Dantas, Luisa Mahim e os líderes da Revolta dos Malês. A história da democracia no Brasil foi escrita também pelas revoltas, greves, campanhas políticas e movimentos sociais que sacudiram a República.

Foram tempos de muita luta. E por isso não se pode aceitar que a democracia seja ameaçada com pedidos de intervenção militar e a volta do AI-5, que a Constituição seja rasgada e a vida de milhares de pessoas sejam colocadas em risco em meio a uma grave pandemia.

O Memorial da Democracia repudia todo e qualquer ato que peça a volta da ditadura no país e sequestre a liberdade do povo brasileiro.

Acesse o Memorial da Democracia e saiba mais sobre as lutas democráticas no Brasil.

 

`