Confecom: oficina prepara intervenção petista
Oficina reuniu nos dias 10 e 11 de setembro especialistas e dirigentes petistas para discutir a Conferência Nacional de Comunicação marcada para o início de dezembro
O GT de Comunicação do Diretório Nacional do PT* realizou oficina com a participação de dirigentes nacionais e estaduais do PT (das secretarias de Comunicação, Cultura, Movimentos Populares, Juventude, Mulheres e Combate ao Racismo), e definiu diretrizes para a organização, a mobilização e a intervenção da militância petista na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
No debate realizado nos dois dias, ficou patente que a Conferência Nacional convocada pelo presidente Lula e anunciada no Fórum Social Mundial em Belém, é uma reivindicação da sociedade brasileira, e que essa sociedade precisa se organizar e intervir no processo de sua construção.
Um painel geral sobre os debates travados na Comissão Organizadora da Confecom, a correlação de forças, os limites do movimento social e as perspectivas da Confecom foi feito por Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT. Coube a Marcos Dantas, professor da Escola de Comunicação da UFRJ fazer uma avaliação sobre convergência tecnológica e e o modelo de comunicação que estará em discussão nesta Conferência.
Marcos regulatórios foi tema do painel apresentado por Juliano Carvalho, professor de Comunicação da Unesp e conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), e por Gerson Almeida, secretário nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República e representante da Secretaria Geral na Comissão organizadora da Conferência. Rodrigo Savazzoni, membro da coordenação executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira e consultor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa falou sobre Internet e os desafios para se estabelecer marcos regulatórios nesta área.
E um dos temas mais prementes que estarão nos debates municipais, estaduais e na própria Conferência é o do controle público. Celso Schröder, jornalista e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da comunicação (FNDC), e Venício A. de Lima, pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da UnB falaram sobre a necessidade de criar e fortalecer mecanismos de controle social sobre as Comunicações no Brasil.
Uma cartilha com as resoluções da oficina será editada pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT para subsidiar os debates nos estados e municípios.
*GT de Comunicação do Diretório Nacional é formado pelas secretarias nacionais de Comunicação, Cultura e Movimentos Populares e Fundação Perseu Abramo.
Leia o resumo das intervenções dos convidados:
– Os debates e conflitos na preparação da 1ª Confecom – Rosane Bertotti.
– A nova política de comunicação entre o que desejamos e o possível – Marcos Dantas
– Marcos regulatórios: antes tarde do que nunca – Juliano Carvalho
– Novos marcos regulatórios – Gerson Almeida
– Liberdade de expressão e liberdade de imprensa – Venício de A. Lima
– Quem controlará os controladores? – Celso Schröder
– Internet e cultura digital – Rodrigo Savazzoni