Esta é uma das cinco experiências premiadas como destaque no ciclo de premiação 1997 do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford.Autora: Veronika Paulics, a partir de documentos oficiais do programa.

Esta é uma das cinco experiências premiadas como destaque no ciclo de premiação 1997 do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford.Autora: Veronika Paulics, a partir de documentos oficiais do programa.

Oferecer formação integral e continuada aos professores da rede pública, além de favorecer a troca de experiências, é o principal objetivo do Projeto Universidade do Professor, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. A idéia começou a ser implantada em 1995, depois de se constatar que a capacitação convencional oferecida a poucos professores não estava sendo efetiva nos resultados junto aos alunos. Em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), reformou-se o sítio Faxinal do Céu, da hidroelétrica Foz do Areia. Sempre de caráter massivo e de adesão voluntária, o processo de formação inclui cursos não só em áreas de conhecimento curricular, mas também de eventos transdisciplinares, onde o professor amplia suas competências pessoais, culturais e profissionais, em convívio com um grande número de colegas das mais diversas áreas do conhecimento.

OBJETIVOS

A Secretaria de Educação define como objetivos do Projeto Universidade do Professor:

"a) Propiciar oportunidades para desenvolvimento de competências, nos âmbitos pessoal, profissional e cultural aos professores, preparando-os para uma atuação individual e coletiva em um ambiente de trabalho educacional, aberto à comunidade;

b) Promover a níveis de qualidade cada vez mais satisfatórios a educação pública paranaense, oferecendo aos alunos um processo de aprendizagem significativo, garantindo sua permanência com êxito na escola;

c) Executar e avaliar com os parceiros da Secretaria de Educação as concepções e estratégias de gestão compartilhada na condução do processo de atualização contínua e qualificação teórico-prática dos profissionais da educação;

d) Estimular a socialização de experiências inovadoras, resgatadas do cotidiano escolar, com vistas à disseminação e implementação como referências para o sistema de educação pública; e

e) Formar e instrumentalizar nas áreas específicas do currículo e na sistematização das experiências inovadoras professores "multiplicadores de aprendizagem" responsáveis pela educação continuada nas escolas."

FUNCIONAMENTO

São oferecidos seminários e cursos em Atualização e Motivação (Seminário de Educação Avançada, 72 horas de duração), Atualização Curricular (Conteúdos Específicos do Currículo, 24 horas de duração; Seminário de Gestão Escolar, 32 horas de duração; e Ações de Suporte ao Currículo, projetos Vale-Saber e Vale-Ensinar) e Qualificação Teórico Prática (Curso de Extensão e Curso de Especialização). Os cursos são abertos a todos os professores da rede estadual de ensino e alguns também para as redes municipais. Somente no caso dos Seminários de Atualização Curricular e de Suporte ao Currículo as escolas, através dos Conselhos Escolares, destacam os professores que têm experiências relevantes com desempenhos satisfatórios junto aos alunos e estes são referendados pelos Núcleos de Educação para se capacitarem como multiplicadores de aprendizagem em suas regiões. Para os cursos de extensão e de especialização, os critérios de seleção são indicados e administrados pelas IES/Universidades.

Num primeiro momento, a Secretaria de Educação envolve Departamentos, Coordenações de Programas, Superintendência de Educação, Assessoria Pedagógica e Núcleos Regionais de Educação para detectar as prioridades de capacitação. Em seguida, são definidos os conteúdos e as metodologias de acordo com a natureza da atividade e a clientela a que se destina.

A Universidade do Professor é mobilizada então para oferecer o apoio à realização dos eventos, que podem ser:

a) Seminário de Grande Porte: realizado no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, onde atuam 30 técnicos administrativos e pedagógicos, mantidos pela Universidade do Professor ou recrutados do quadro funcional da Secretaria de Educação, e que reúne cerca de 900 pessoas por evento.

b) Cursos de Extensão ou Especialização: quando é um evento que pode ser atendido por uma Universidade, sob a forma de Curso de Extensão ou Especialização, a Universidade do Professor mobiliza os docentes. Esta linha de qualificação teórico-prática repousa no atendimento à necessidade de educação formal dos profissionais da educação, alimentando as expectativas e demandas regionais das escolas, bem como integrando as vocações e prioridades das Instituições de Ensino Superior no serviço à rede pública de ensino.

c) Programa de capacitação na escola: são grupos de estudos em escolas ou entre-escolas, teleaulas com recursos de educação à distância, encontros pedagógicos e vivência de atualização contínua. Esse programa surge como continuação do processo desencadeado nos Seminários de Grande Porte e é assumido pelos multiplicadores de aprendizagem (professores preparados para esse desempenho no sistema).

Além dessas atividades, há alguns projetos da Secretaria de Educação que possuem interface com a Universidade do Professor:

a) Vale-Saber: que oferece bolsa estímulo para os professores que desejam realizar uma investigação pedagógica, um estudo independente em determinada área do currículo ou uma monografia dentro de um curso de especialização;

b) Prêmio Excelência da Escola Pública: onde diretores participam junto com representantes das Associações de Pais e Mestres dos Seminários de Gestão Escolar; e

c) Revista Educacional Interativa: que capacita os professores no uso pedagógico da internet e alimenta a revista com as experiências relevantes cadastradas e armazenadas no Banco de Experiências Pedagógicas Criativas, organizado a partir dos Seminários de Atualização e Motivação de Gestão Escolar e do Vale-Saber.

Todos os eventos são de participação voluntária e buscam atender a um grande contingente de professores, distribuídos nas diversas regiões do Estado, o que assegura o convívio desejado para troca de informações e relatos de experiências. Além disso, procura-se sempre ampliar o campo de referências dos professores, revitalizando o acesso ao entendimento do conhecimento contemporâneo e oferecendo atividades para vivências de maior saúde física e mental, e de integração cultural, com expressões artístico-culturais variadas.

Os eventos procuram valorizar sempre as experiências de prática pedagógica dos professores, divulgando as propostas, prestigiando a criatividade na busca de soluções para o sistema educacional, favorecendo os momentos de construção coletiva do conhecimento nos grupos de trabalho, preparando professores da rede como monitores pedagógicos nos seminários e como capacitadores de seus colegas (multiplicadores de aprendizagem), organizando uma grande rede de aprendizagem permanente.

PARCERIAS
Para realizar os objetivos que a Universidade do Professor se propõe, a Secretaria de Educação estabeleceu parceria com universidades e faculdades públicas e privadas do Paraná, o Centro Federal de Educação Tecnológica, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná. As diversas entidades interagem nos Conselhos Deliberativo e Técnico-Pedagógico. Algumas delas ainda têm sua representação junto ao Conselho Fiscal. As consultorias e instituições de Ensino Superior/Universidades participam desde a programação e execução até a avaliação e o replanejamento dos eventos.

RECURSOS

O gasto orçamentário anual do projeto em 1996 foi de R$ 12,5 milhões e até o final do primeiro semestre de 1997, foi de R$ 5,6 milhões. As despesas foram distribuídas em 1996 para suporte das atividades da Universidade do Professor, repasse às instituições de Ensino Superior e Universidades para cursos de extensão e de especialização, despesas de logística para todos os eventos realizados no Centro de Capacitação em Faxinal do Céu, consultorias para seminários de atualização e monitoração – Educação Avançada, Seminários de Gestão Escolar e do Vale-Saber. O percentual da receita total utilizada pelo projeto foi de 0,39%. No tocante ao primeiro semestre de 1997, os gastos foram distribuídos em suporte para atividades da Universidade do Professor, despesas de logística de todos os eventos realizados no Centro de Capacitação em Faxinal do Céu, consultorias para seminários de atualização e motivação – Educação Avançada, Seminários de Gestão Escolar, Seminários de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Educação à Distância, Agenda Social do Paraná e Organização da Prática Pedagógica. O percentual da receita total até o final do primeiro semestre utilizada pelo projeto é de 0,11%.

Grande parte das atividades da Universidade do Professor fazem parte do programa de Capacitação de Recursos Humanos, integrante do Projeto Qualidade do Ensino Público, co-financiado pelo Banco Mundial e o Governo do Estado.

RESULTADOS
Os resultados do Projeto Universidade do Professor podem ser constatados junto aos professores que participam dos eventos e também junto aos alunos. São realizadas avaliações periódicas nas escolas estaduais, mediante observações em sala de aula, após entrevista com os professores que participaram dos programas de capacitação. Outra forma de avaliação é o questionário preenchido pelos participantes dos eventos. Os resultados mais destacados nas avaliações são:

a) a Universidade do Professor é uma forma de valorização do profissional;

b) é uma ótima oportunidade para se conviver com outras experiências, questionando e sendo questionado em sua prática;

c) favorece o desenvolvimento da criatividade para a busca de soluções;

d) permite uma abertura para novos horizontes e uma renovação de idéias;

e) incentiva a aquisição de novos hábitos, como leitura e música; e

f) provoca estímulo à atividade intelectual.

Além disso, a Universidade do Professor valoriza os profissionais divulgando das mais diversas formas as inúmeras experiências apresentadas nos seminários e cursos. Estas experiências, então, tornam-se referência para outros professores em outras regiões do Estado, do país e até do exterior. Há, inclusive, muitas sugestões para se diminuir a discussão acadêmica e enfatizar a atividade docente.

A participação nos seminários resgata a importância do papel do professor na construção da sociedade e a sua responsabilidade em relação à educação dos alunos que lhe são confiados.


* Publicado originalmente como DICAS nº 99 em 1997

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