Documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação
Ano 4 – nº 266 – 22 de janeiro de 2016
Mundo do trabalho: direitos de pessoas LGBT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram nova edição de cartilha com orientações para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho. O documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação e oferece diretrizes para a promoção dos direitos de pessoas LGBT no meio profissional.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a homo-lesbo-transfobia limita direitos e liberdades, inclusive no mercado de trabalho. No Brasil, levantamentos apontam que a discriminação no trabalho contra a população LGBT é um problema grave. Pesquisa “Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário” mostra algumas das dificuldades da população LGBT no mundo do trabalho no Brasil.
Campanhas têm sido realizadas no país para a promoção dos direitos da população LGBT. No entanto, apesar da gravidade do problema, seguem os esforços de determinados grupos políticos e religiosos para barrar legislações específicas contra essa discriminação.
Para ler mais:
Promoção dos Direitos Humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho leia mais
Mercado de trabalho brasileiro ainda é hostil à população LGBT leia mais
40% dos profissionais LGBT já sofreram discriminação no trabalho, diz estudo leia mais
Evento debate promoção dos direitos das pessoas LGBT no trabalho e combate à discriminação leia mais
Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.