Desemprego global em 2015 chegou a afetar 197 milhões de pessoas, um milhão a mais do que no ano anterior
Ano 4 – nº 265 – 20 de janeiro de 2016
OIT: o mundo do trabalho em 2016
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) recém lançado mostra que, apesar da queda no desemprego, crescimento do mesmo em países emergentes faz com que a crise de empregos mundial ainda esteja longe do fim.
Segundo o relatório, a economia mundial tem mostrado novos sinais de enfraquecimento, com a continuidade do baixo crescimento econômico mundial após 2008, com ênfase na China e afetando o Brasil e a Rússia.
O desemprego global em 2015 chegou a afetar 197 milhões de pessoas, um milhão a mais do que no ano anterior e 27 milhões a mais do que antes da crise global. Para os próximos dois anos, projeta-se um crescimento mundial de 3,4 milhões no desemprego: 2,3 milhões em 2016 e 1,1 milhões em 2017.
Além da questão do desemprego, o relatório ainda aponta que a qualidade dos empregos continua sendo um problema grave em todo o mundo, especialmente para as mulheres, e que o crescimento do desemprego afeta ainda a luta contra a pobreza e a desigualdade.
Assim, a OIT conclama por mudanças na política econômica em nível global, a fim de que as mesmas passem a ter a geração de empregos como objetivo prioritário.
Para o caso do Brasil, o relatório mostra a previsão de que o desemprego aumente ainda mais rapidamente em 2016 do que em 2015, caindo finalmente em 2017. Também há previsão de crescimento do desemprego na América Latina para 2016. Tais dados podem ser facilmente visualizados através de uma ferramenta da OIT.
Para ler mais:
World Employment and Social Outlook – Trends 2016 leia mais
Report World Employment and Social Outlook – Trends 2016 leia mais
In which countries will unemployment rates rise next year? leia mais
Where are workers more at risk of being in vulnerable employment? leia mais
Where is unemployment the highest in 2016? leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.