FPA intensifica participação no V Fórum Social Mundial
Para a quinta edição do Fórum Social Mundial, que acontece de 26 a 31 de janeiro de 2005 em Porto Alegre (RS), a Fundação Perseu Abramo inscreveu quatro atividades que buscam refletir sobre os desafios do FSM, a realidade da mulher brasileira, propostas para o desenvolvimento da América do Sul e 25 anos de documentação e memória do PT.
O seminário "Desafios do Fórum Social Mundial" terá como expositor Chico Whitaker e como debatedores, Boaventura de Sousa Santos e José Corrêa Leite. A atividade se insere na temática das "Lutas sociais e alternativas democráticas – Contra a dominação neoliberal" e vai discutir questões como o Fórum Social nas suas mais diversas faces – metodologia básica, a tentação da eficácia e do documento final, a recusa à violência na Carta de Princípios, a mundialização do processo, a relação com os partidos políticos, o respeito à diversidade etc.
Dentro da mesma temática será realizada a oficina "PT 25 anos: documentação e memória", mostrando a experiência do Centro Sérgio Buarque de Holanda no resgate e preservação da história do PT e também refletir sobre seus 25 anos de existência. Outro seminário inscrito é "Mulher brasileira nos espaços público e privado – gênero, patriarcado e violência", com o objetivo de tentar aprofundar o debate que é recente em nossa sociedade e abrir novas perspectivas para o entendimento da questão. O debate se insere no eixo temático "Defendendo as diversidades, pluralidade e identidades". Os integrantes da mesa serão divulgados posteriormente.
Por fim, para o debate "América do Sul: integração, soberania e desenvolvimento" será realizada, em parceria com o Instituto Maurício Grabois, uma conferência expondo uma posição contrária à proposta da Alca para a América Latina. O evento insere-se dentro da temática "Rumo à construção de uma ordem democrática internacional e a integração dos povos", e terá a participação de representantes da UNE, CUT, do governo do Brasil e da Venezuela.
Lançamentos Previstos
A Editora Fundação Perseu Abramo está comprometida com uma linha editorial voltada ao pensamento político da esquerda. Nesse sentido, estão previstos os lançamentos dos livros Um modo de ver o Desafio do Fórum Social Mundial, de Francisco Whitaker (co-edição com a Editora Loyola); O negro e o socialismo, de Octavio Ianni, Benedita da Silva, Gevanilda Gomes Santos e Luiz Alberto Silva dos Santos (Coleção Socialismo em Discussão); Retratos da juventude brasileira: Análises de uma pesquisa nacional, de Helena Abramo e Pedro Paulo Branco (orgs.);Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética, de Bernardo Kucinski (co-edição com a Editora Unesp); e Organização Mundial do Comércio, de Kjeld Jackobsen (Coleção Brasil Urgente)
As datas e horários das atividades serão divulgadas no início de janeiro.