O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo (CSBH/FPA), apresenta por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o repertório virtual Marcos das lutas e das conquistas do combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT).

Este trabalho integra o segundo repertório do Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), lançado em julho desse ano com o trabalho intitulado “Das lutas pela redemocratização do país à Secretaria Nacional LGBT do PT”.

Projeto Memória dos Setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT) pesquisa, organiza, informatiza, digitaliza e divulga os acervos, sob a custódia do CSBH/FPA. E os repertórios virtuais constituem-se num importante instrumento de pesquisa destinado a pesquisadores e pesquisadoras, acadêmicos ou não, e ao público em geral.

O repertório Marcos das lutas e das conquistas de combate ao racismo e pela igualdade racial no Brasil, na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e nas memórias da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR/PT) apresenta, por meio de textos, cronologias, imagens e audiovisuais, um roteiro dos debates estabelecidos sobre a temática do racismo estrutural brasileiro e pela promoção da igualdade social, no interior do PT, com os movimentos sociais e na sociedade brasileira. Torna público, também, uma seleção de documentos que registram políticas públicas e ações legislativas aprovadas a partir dos anos 1980, com a redemocratização do Estado e a promulgação da Constituição de 1988. Importante ressaltar a publicização neste repertório de muitas das políticas implementadas durante os governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2016.

O repertório compõe-se das seguintes seções:

  • Marco de lutas dos movimentos sociais, sociedade civil e resistência no combate ao racismo;
  • A agenda do combate ao racismo nos acervos do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (DN/PT);
  • A criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT (SNCR/PT);
  • Ações afirmativas, conquistas e políticas públicas do movimento negro de combate ao racismo;
  • A contribuição da Fundação Perseu Abramo (FPA) nas lutas de combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial;
  • Memórias da militância

ACESSE AQUI e navegue pela documentação desse repertório virtual.

`