Cursinhos Populares, uma experiência de educação e luta
Na próxima quarta-feira, 13 de outubro, o programa Pauta Brasil irá debater educação e ensino e as experiências exitosas de cursinhos populares. Uma das consequências mais cruéis da pandemia no Brasil foram os prejuízos para as juventudes, principalmente as mais pobres, que tiveram muitas dificuldades para acessar aulas e programar inclusive a luta por uma vaga em cursos superiores.
A crise econômica que já vinha fazendo muitos jovens desistirem dos estudos ampliou as desigualdades de acesso, e investir no vestibular não será para muitos. Com mediação de Artur Araújo, assessor da Fundação Perseu Abramo, três jovens estarão contando como tem sido o funcionamento de cursos populares e a relação deles com outras pautas de luta.
Karen Tavares cursa o terceiro ano do Ensino Médio, estudante da Rede de Cursinhos Populares Elza Soares, moradora do Grajaú, zona Sul de São Paulo.
Luna é cientista social, estudante de Direito do Mackenzie, educadora popular e coordenadora da Rede de Cursinhos Populares Elza Soares, militante do Disparada e do PT.
Maria Isabel Cardoso é estudante de Física na UFES, diretora estadual do Coletivo Disparada Espírito Santo e educadora popular no Cursinho Popular Tereza de Benguela.
Sobre o Pauta Brasil
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.