Nesta quarta, dia 22 de julho, o sociólogo Florestan Fernandes completaria cem anos de vida. A edição matutina da tvPT será dedicada à memória deste que foi, mais que professor e pensador, um herói da classe trabalhadora brasileira.

O programa, que começa às 11 horas, vai se concentrar no período em que Florestan exerceu a tarefa de deputado federal constituinte, entre 1986 e 1989. Ele seria reeleito para o mandato seguinte, sempre pelo PT, partido que ajudou a fundar e que trazia no peito.

Créditos: arte FPA

Os convidados do programa são Clara Ant, que vai falar da sua experiência como deputada estadual constituinte e as trocas com Florestan neste período; o jornalista Florestan Fernandes Jr, que trará suas memórias a respeito do pai, e Newton Lima, que à época da Constituinte foi dirigente sindical, como presidente da Andes (outrora Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, rebatizada Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior após a nova Constituição permitir a sindicalização de servidores públicos). Lima atuou intensamente na interlocução com a Constituinte e com Florestan na elaboração do capítulo sobre educação da Carta Magna.

Além do programa da manhã desta quarta, uma série de debates está sendo exibida pela Fundação Perseu Abramo como parte das celebrações do centenário de Florestan. As comemorações incluem o lançamento de um livro e uma exposição virtual da vida e da obra do intelectual. A programação e os programas já exibidos estão disponíveis.

A tvPT é exibida no canal do PT no Youtube e no perfil do partido no Facebook.

 

`