No dia 22 de julho de 2020, o sociólogo Florestan Fernandes completaria 100 anos. Por isso, a Fundação Perseu Abramo (FPA), através do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), programou algumas atividades para comemorar este centenário.

O ciclo “Florestan Fernandes: 100 anos” contará com debates transmitidos ao vivo, exposição virtual e lançamento de um livro inédito. O objetivo é aproximar esse importante intelectual das novas gerações.

As atividades estão inseridas em uma das dimensões de atuação do CSBH que busca contribuir para a difusão do pensamento de intelectuais do campo progressista e de esquerda que atuaram nas lutas em defesa da Democracia, dos interesses da classe trabalhadora e de um projeto socialista de país.

Florestan Fernandes é um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros, com destacada atuação política em defesa da classe trabalhadora. Suas contribuições seguem extremamente atuais e importantes para a luta política travada pelos trabalhadores hoje. Comemorar o seu centenário é uma oportunidade de difundir e discutir suas ideias, destacando-se entre elas as relativas à questão étnico-racial no Brasil, sua trajetória como intelectual e pensador sobre o socialismo, seu papel político na resistência à ditadura, na Constituinte e na construção do PT.

Debates

Serão realizados debates em todas as terças-feiras de julho e na primeira terça-feira de agosto, sempre às 19h. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal da FPA no YouTube e por sua página no Facebook, e revisitarão a produção acadêmica de Florestan e suas atividades políticas, que contribuíram decisivamente para qualificar a compreensão e a ação partidária e dos movimentos sociais, em vários momentos da história política e social brasileira.

Confira a programação:

07/7 | 19h | Florestan Fernandes – Entre a Academia e a Construção do PT
– Maria Victória Benevides, socióloga e professora aposentada da faculdade de educação da USP;
– Luiz Dulci, sindicalista, fundador do PT e ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Mediação de Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
Assista aqui ao debate: https://youtu.be/4WjEtirNek8

14/7 | 19h | Florestan Fernandes – Contribuições à luta antirracista no Brasil
– Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor;
– Juliana Borges, escritora, pesquisadora e consultora do Núcleo de Enfrentamento, Monitoramento e Memória de Combate à Violência da OAB-SP.
Mediação de Elias de Oliveira Sampaio, economista do Ministério da Economia e Doutor em Administração pela UFBA.
Assista aqui ao debate: https://youtu.be/iPGNTsZTt8Q

21/7 | 19h | Florestan Fernandes – Pensador marxista
– Bernardo Ricupero, doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP;
– José Dirceu, fundador e ex-presidente do PT e ex-ministro da Casa Civil.
Mediação de Eliane Martins, militante do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), doutora em Sociologia e integrante da Coordenação Político Pedagógica, da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST.
Assista aqui ao debate: https://youtu.be/hlkIiFCvOtU

28/7 | 19h | Florestan Fernandes – Intelectual cidadão e a resistência à Ditadura Militar
– Paulo Vannuchi, jornalista e ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos;
– Walnice Nogueira Galvão, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e integrante do Conselho de Redação da Revista Teoria e Debate.
Mediação de Tássia Rabelo de Pinho, doutora em Ciência Política e professora adjunta da UFPB.
Assista aqui ao debate: https://youtu.be/rhUjNpgr_Ws

04/8 | 19h | Florestan Fernandes – Deputado Constituinte
– Benedita da Silva, deputada federal e ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro pelo PT;
– Olívio Dutra, sindicalista, fundador do PT e ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul;
– Paulo Henrique Fernandes, doutor em Filosofia e professor da Faculdade de Educação da USP.
Mediação de Gumercindo Milhomem, professor, fundador do PT e deputado federal constituinte (1987-1990).
Assista aqui ao debate: https://youtu.be/BrPVhe0kTFM

Exposição virtual

Além do ciclo de debates, a Fundação Perseu Abramo disponibilizou em 22/7, na página do Centro Sérgio Buarque de Holanda, uma exposição de documentos históricos referentes à atuação política de Florestan Fernandes durante os anos de 1980 e 1990, coletados a partir dos acervos CSBH e TVT (TV dos Trabalhadores).

Lançamento do livro

Também está previsto para agosto o lançamento do e-book “Florestan Fernandes: 100 anos de um pensador brasileiro”, organizado pelos historiadores e professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Jaime Rodrigues e Edilene Toledo, em data a ser confirmada. O livro ficará disponível na aba “publicações” do portal da FPA.

Ciclo da USP

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), também realizará um ciclo sobre Florestan Fernandes, com atividades nas quartas-feiras, às 17h30. Clique aqui para mais informações.

`